REVISÃO (Língua Portuguesa, Literatura e Redação)

Criar uma Loja Virtual Grátis

PROVAS DE LP E REDAÇÃO

PROVAS DE LP E REDAÇÃO

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (ELABORAÇÃO FÁTIMA ÁLI)

 

Instrução:  As questões de 01 a 10 referem-se ao seguinte texto

.

 

 

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

48

49

50

51

52

53

 

 

O profissional multifuncional

O sonho de qualquer aluno universitário, até bem pouco tempo atrás, era concluir os estudos, especializar-se em sua área de formação e gozar dos prazeres de possuir um diploma. Estes sonhos, no entanto, ___ sido alterados pela necessidade da sobrevivência. Com a estagnação do mercado em várias áreas, ficou impossível absorver toda mão-de-obra ofertada. E, para não ser atropelado pelo "tempo", muitos brasileiros tiveram de desenvolver outras atividades, acrescidas ....... suas competências técnicas específicas, apreendidas na graduação. Alguns fugiram totalmente do sonho inicial.   Segundo dados recentes do Ministério do Trabalho, de cada 10 brasileiros com curso superior, sete exercem atividades diferentes das quais estudaram. Trata-se de uma nova tendência no mercado profissional, ligada aos avanços tecnológicos e à própria globalização.

Formar-se em curso superior não significa encerrar a carreira e estagnar. Precisamos repensar, pois nem todos os indivíduos estão preparados para acompanhar essas transformações e mudanças que o mundo do trabalho está exigindo. O ambiente de trabalho, hoje, é extremamente competitivo e seletivo, fazendo com que o crescimento e os resultados de uma organização sejam obtidos ...... custa das competências pessoais, e não só de habilidades técnicas. A sociedade requer profissionais "cidadãos", envolvidos com o todo e preocupados com resultados satisfatórios à comunidade global. O perfil do profissional do século 21 mudou e irá mudar muito mais, para acompanhar as exigências do mercado globalizado. Este é um processo muito dinâmico. Portanto, as oportunidades são diferentes e certamente direcionarão os rumos das novas formas de trabalho.

Além dos requisitos de polivalência e da multifuncionalidade, o indivíduo necessita ter flexibilidade, saber trabalhar em equipe, ser criativo e estar predisposto a aceitar mudanças e desafios constantes. Este é um processo de formação e de aprendizado contínuo, em que é _________ a conscientização de que os valores são outros, exigindo, conseqüentemente, que se eliminem preconceitos e quebrem paradigmas, para enxergar as oportunidades e aumentar a visão do futuro.

A história nos revela momentos de mudança e quebra de absolutismos. A Revolução Industrial, por exemplo, que substituiu a força braçal pela máquina a vapor, possibilitou a entrada de mulheres nas fábricas, criando um novo cenário. O mesmo ocorreu com a revolução da informática, .............. a tecnologia digital empurrou as pessoas para a polivalência, sendo necessário e urgente aprender inglês e dominar, pelo menos, o "pacote Office". Com isso, surgiram novos espaços de trabalho ligados ao mercado da informação e empregos virtuais. Logo, vemos que as profissões acompanham o processo histórico, ou seja, as grandes revoluções tecnológicas e científicas que marcam nossa época. Na há mais espaço para o profissional que pensa e age em "caixinhas", que se _____  somente à sua especialidade.

Hoje, o profissional deve ser multifuncional, ter visão macro e agir integradamente. A multifuncionalidade não só é uma vantagem, mas uma meta que as empresas têm perseguido e, até, procuram incutir este perfil em seus funcionários. Ela é uma exigência do mercado de trabalho, considerando que o profissional deva ter muito mais do que só o desenvolvimento de tarefas e funções pertinentes ao cargo, mas, principalmente, a capacidade de apreender novos conhecimentos e estar preparado para oferecer soluções e saídas para os diversos problemas enfrentados pela organização.

 

Valdessara Bertolino ( Doutoranda em Ciências Sociais, Coordenadora  do Centro Universitário Nove de Julho)   www.empregos.com.br – Texto adaptado.

 

 

01 – Assinale  a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas de traço contínuo do texto (linhas 04, 30 e 45).

 

a) tem – necessário – atém

b) têem – necessária – atêm

c) têm – necessária – atém

d) têm – necessário – atém

e) têem – necessária – atem

 

02 – Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto (linhas 07, 19 e 38).

 

a) às – à – na qual

b) nas – a – onde

c) às – a – cuja

d) as – na – a qual

e) nas – à – a qual

 

03 – Assinale a alternativa que encontra suporte no texto.

 

a) A autora desaconselha fazer um curso universitário, dadas as dificuldades  que os diplomados enfrentam para conseguir um emprego. Esse ponto-de-vista é reiterado ao longo do texto.

 

b)  A necessidade de sobrevivência de sobrevivência tem feito com que as pessoas deixem de cursar uma faculdade, já que um diploma não é garantia de colocação no mercado.

 

c) O mercado globalizado  atual exige que o profissional tenha flexibilidade e  capacidade para desempenhar qualquer tipo de tarefa dentro da empresa em que trabalha, ou seja, ele tem que saber fazer de tudo um pouco.

 

d) A revolução tecnológica e científica, uma das principais marcas da nossa época, exige profissionais que estejam em constante aperfeiçoamento para poder acompanhar as constantes mudanças.

 

e) Após a  revolução da informática que, de fato, abriu muitas novas possibilidades de trabalho, só consegue colocação no mercado quem domina línguas estrangeiras e, pelo menos, o "pacote Office".

 

 

04 – Considere as seguintes afirmações acerca de palavras e expressões do texto.

 

I -   A expressão não ser atropelado pelo "tempo" (linha 06), no contexto em que se encontra, significa que, na atualidade, um currículo desatualiza-se com muita rapidez. Em outras palavras, quer dizer que o profissional do nosso tempo deve estar sempre informado das novidades da sua área de atuação.

 

II -   O sentido que o texto aplica  a profissionais "cidadãos" (linha 21)  é o de pessoas cujos valores éticos e morais estejam a serviço de sua própria atuação profissional.

 

III – Quando o texto menciona ser necessário que se eliminem preconceitos e quebrem paradigmas (linha 32), certamente está se referindo à aceitação de grupos geralmente marginalizados, como minorias religiosas, homossexuais e portadores de necessidades especiais.

 

IV –  A necessidade de agir integradamente (linhas 46 e 47) está orientada no sentido de o profissional sentir-se parte de uma organização e, portanto, responsável pelo sucesso dessa organização ou pela solução dos  problemas  que ela possa enfrentar.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Apenas I e II.

b) Apenas I, II e III.

c) Apenas I, II e IV.

d) Apenas II, III e IV.

e) Apenas III e IV.

 

05 – Marque C para correto e E para errado nas seguintes afirmações acerca da pontuação do texto.

 

(  ) caso a palavra pois (linha 15) fosse substituída por  porque não haveria razão para a manutenção da vírgula.

(  ) As duas vírgulas da linha 28 separam termos de mesma função na frase.

(  ) A primeira vírgula da linha 31 poderia ser suprimida, pois seu uso, nesse caso, é opcional.

(  ) As duas vírgulas da linha 32 separam uma expressão cuja função é explicar ou retificar o que se disse antes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de respostas, de cima para baixo.

 

a) E – E – C – C

b) E – C – C – E

c) C – E – E – E

d) C – C – C – C

e) C – C – E – C

 

06 – Atente para as seguintes afirmações acerca de elementos do texto.

 

I – Na linha 31, exigindo pode ser corretamente substituído por  o que exige.

 

II – A palavra que (linha 35) pode ser substituída por  a qual, já que refere-se a  Revolução Industrial (na mesma linha).

 

III – Na linha 44, as duas ocorrências da palavra  que fazem referência a profissional (na mesma linha).

 

IV -  Na linha 37, a palavra mesmo refere-se a cenário (na mesma linha).

 

Quais estão corretas?

 

a) Apenas I e II.

b)  Apenas I, II e III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas II, III e IV.

e) Todas estão corretas.

 

07 – Com relação ao sentido das palavras do texto, assinale a alternativa correta.

 

a) Na linha 15,a palavra  estagnar tem o mesmo sentido que  o apresentado, por exemplo, na frase "a água da chuva estagnou em poças".

 

b)  O sentido de repensar (linha 15) é o de "pensar mais de uma vez", pois o prefixo re indica repetição.

 

c) Na linha 40, espaços significa "locais", pois refere-se a novas empresas que abriram .

 

d) A expressão em "caixinhas" (linha 44) faz referência à estruturação física de muitas empresas atualmente, em que os funcionários trabalham em pequenos espaços separados por divisórias.

 

e) Considerando o que o texto quer expressar, pode-se dizer que  autora optou, por usar a palavra apreender (linha 51), porque  significa "assimilar mentalmente", em vez de aprender, que significa simplesmente "tomar conhecimento".

 

08 – Considere os seguintes grupos de palavras retiradas do texto.

 

I – formação (linha 02) – sobrevivência (linha 04) – brasileiros (linha 06)

II – aluno (01)  – diploma (linha 03) – equipe (linha 28)

III – braçal (linha 36) – entrada (linha 36) – profissões (linha 42)

IV – especialidade (linha 45) – integradamente (linha 47) –  visão (linha 46)

 

Assinale a alternativa em que todas as palavras NÃO derivam de outras.

 

a) Apenas IV.

b) Apenas III e IV.

c) Apenas  III.

d) Apenas II e III.

e) Apenas II.

 

09 – As palavras universitário (linha 01), até (linha 01) e técnicas (linha 08) e saídas (linha 52) são acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras que determinam a acentuação em:

 

a) água – você – específico – altruísta

b) necessário – só – exigência – baú

c) polivalência – céu – estatística  - juízes

d) histórico – café – tônica – ídolo

e) assíduo – maré – aéreo  - conteúdo

 

10 -  Considere as seguintes afirmações sobre alguns dos elementos que correlacionam  idéias dentro do texto.

 

I – A expressão no entanto (linha 03) poderia ser substituída, sem prejudicar o sentido do texto, por contudo ou por  todavia.

 

II – Segundo (linha 09) indica conformidade e poderia ser corretamente substituído por De acordo com.

 

III – Portanto (linha 24) poderia ser substituído, sem interferir no sentido do texto, por Entretanto.

 

IV- Logo (linha 47) é uma indicação de passagem de tempo e poderia ser corretamente substituída por Em seguida.

 

V – Na linha 47, a palavra mas poderia ser corretamente substituída pela expressão como também.

 

Quais estão INCORRETAS?

 

a)  Apenas I, II, III e IV.

b) Apenas  II, III, IV e V.

c) Apenas II e III.

d) Apenas III e IV.

e) Apenas IV e V.

 

 

PROVA DE REDAÇÃO

 

Instrução:  Leia o seguinte texto e a proposta que o segue.

 

         A corrupção tem origem na palavra ruptura, que pode significar o rompimento ou desvio de um código de conduta -  moral ou social - através do qual, o agente, motivado por alguma vantagem,  age desvirtuando as regras de determinado objetivo, contrariando assim o que a sociedade  considera como justo e moral.  No poder público, ela ocorre  quando o comportamento de um determinado agente desvia-se das obrigações formais do cargo que ocupa, buscando vantagens pessoais, dinheiro ou status.

A corrupção não é um fenômeno recente, bem pelo contrário. Analisando alguns fatos históricos, podemos observar a sua presença: ela levou a China à estagnação econômica, infestou a administração do Império Romano, dificultou o desenvolvimento econômico da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos e acelerou o colapso da Rússia. Porém, nas últimas duas décadas, é possível observar uma movimentação mundial em busca de solução ou, pelo menos, minoração desse problema. As iniciativas para combater a corrupção  são inúmeras, traduzidas em tratados e convenções firmados entre países e blocos econômicos, que compreendem preocupações sobre o impacto desse fenômeno na democracia, na justiça social, no desenvolvimento econômico e no comprometimento do Estado e da estabilidade política.

O fato é que, se  a corrupção pode ser definida como uma quebra das  regras do jogo  a fim de se obter algum ganho pessoal, é bom  lembrar que esse entendimento também pode depender do ponto de vista de  quem julga e, ainda, daquilo que se considera o padrão moral de uma sociedade e de uma época.  Provavelmente, um ato que seria reprovável hoje (por exemplo: proteção, clientelismo, nepotismo),   no passado (ou, até, em outra sociedade da  atualidade), poderia ser considerado normal ou lícito.

 

(Texto adaptado de: Textual: Corrupção: aspectos econômicos e seus resultados sobre a economia brasileira. Educ, Porto Alegre, v. 1 n. 6, p.36, setembro 2005.)

 

 

Temos presenciado, através da mídia, inúmeros casos de corrupção, nos mais diferen-tes meios profissionais e sociais e nas diversas esferas públicas.

 Sua redação versará sobre este tema: essa série de ocorrências deve-se a uma banalização, por parte de toda a  sociedade, de valores como ética e probidade ou, pelo contrário, esses eventos estão vindo à tona justamente porque a sociedade   consciente de seus deveres e direitos está cada vez menos tolerante  com esses episódios  e deseja a punição de  seus autores?

O texto que você vai redigir deve ser uma dissertação, ou seja, deverá apresentar um ponto de vista claramente explicitado sobre o tema por meio de uma argumentação consistente. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações  ou julgamentos pessoais. Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa, bem como e o desenvolvimento da argumentação em torno do tema proposto.

Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para a redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transcreva aqui a sua redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSTAS DE REDAÇÃO – ASSUNTO: COZINHA

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO – No filme de animação  infantil Rattatouille  (2007), o personagem Remy é um ratinho com um estranho dom para lidar com aromas, temperos e comidas. Há uma cena em que ele, inusitadamente,  consegue preparar um prato complexo, a pedido de um mal-humorado e terrível crítico de gastronomia. Quando o crítico prova a comida, a primeira garfada o faz arregalar os olhos e a memória voltar ao  tempo de menino, a um certo dia em que,  sentado à mesa de sua casa, comia algo delicioso servido por sua mãe. O sabor do prato preparado por Remy fez o velho e rabujento crítico emocionar-se.

Cozinhar é despertar nos  outros, que vão provar a comida, sentimentos armazenados: cheiros da infância, sensação de saciedade que apazigua, paladares nunca antes explorados... É muito comum, quando alguém quer expressar o quanto um prato é saboroso ou fazer uma comparação a fim de elogiar uma comida, fazer referência a “sabor de infância”. 

Pois bem, sua redação deverá desenvolver este tema: a comida e as lembranças afetivas. Para isso, procure lembrar de algum alimento (doce, salgado, prato elaborado ou simples, ou mera guloseima) que faça você lembrar de algum episódio ou momento feliz da sua vida. Conte como foi esse episódio (ou como era esse momento)  e como é sua relação com esse alimento hoje: você nunca mais o comeu? Come de vez em quando? Prepara-o para sua família ou seus amigos? Conclua seu texto analisando o papel dos alimentos na nossa felicidade.

Desde já fique claro que o importante não o que você vai contar, mas sim como vai contar e analisar o fato. Boa redação!

 

  

2ª PROPOSTA DE REDAÇÃO –  Alimento é vida, preparar uma refeição é muito mais que “matar a fome”, é criar laços, é mudar atitudes, é relacionar-se com a energia da vida que preenche o Universo. Mais importante do que entender de agrotóxicos, transgênicos, conservantes e tantos outros contaminantes antinaturais, presentes nos alimentos, é entender a importância da energia do alimento. Essa energia vem de um solo puro, que passa por um agricultor, que cuida da terra com profundo  respeito e amor,  da pessoa que escolhe com cuidado e esmero o que vai levar para dentro de sua casa, e também do pensamento de quem prepara a refeição da família. (...)

(Texto adaptado de Nádia Cozzi https://br.msnusers.com/culinariapura/suapginadaweb1.msnw)

 

Sua redação deverá desenvolver este tema: a motivação de preparar alimentos para os outros. Para desenvolvê-la, parta de sua própria experiência, como alguém que deseja aprender a cozinhar ou aperfeiçoar o que já sabe de cozinha. Conte como surgiu o desejo por esse aprendizado e analise a seguinte questão: cozinhar é, de fato, mais do preparar um alimento para matar a fome? Boa redação.

 

 

PROVA DE REDAÇÃO

 

Instrução:  Leia o seguinte texto e a proposta que o segue.

 

         A corrupção tem origem na palavra ruptura, que pode significar o rompimento ou desvio de um código de conduta -  moral ou social - através do qual, o agente, motivado por alguma vantagem,  age desvirtuando as regras de determinado objetivo, contrariando assim o que a sociedade  considera como justo e moral.  No poder público, ela ocorre  quando o comportamento de um determinado agente desvia-se das obrigações formais do cargo que ocupa, buscando vantagens pessoais, dinheiro ou status.

A corrupção não é um fenômeno recente, bem pelo contrário. Analisando alguns fatos históricos, podemos observar a sua presença: ela levou a China à estagnação econômica, infestou a administração do Império Romano, dificultou o desenvolvimento econômico da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos e acelerou o colapso da Rússia. Porém, nas últimas duas décadas, é possível observar uma movimentação mundial em busca de solução ou, pelo menos, minoração desse problema. As iniciativas para combater a corrupção  são inúmeras, traduzidas em tratados e convenções firmados entre países e blocos econômicos, que compreendem preocupações sobre o impacto desse fenômeno na democracia, na justiça social, no desenvolvimento econômico e no comprometimento do Estado e da estabilidade política.

O fato é que, se  a corrupção pode ser definida como uma quebra das  regras do jogo  a fim de se obter algum ganho pessoal, é bom  lembrar que esse entendimento também pode depender do ponto de vista de  quem julga e, ainda, daquilo que se considera o padrão moral de uma sociedade e de uma época.  Provavelmente, um ato que seria reprovável hoje (por exemplo: proteção, clientelismo, nepotismo),   no passado (ou, até, em outra sociedade da  atualidade), poderia ser considerado normal ou lícito.

 

(Texto adaptado de: Textual: Corrupção: aspectos econômicos e seus resultados sobre a economia brasileira. Educ, Porto Alegre, v. 1 n. 6, p.36, setembro 2005.)

 

 

Temos presenciado, por intermédio da mídia, inúmeros casos de corrupção, nos mais diferen-tes meios profissionais e sociais e nas diversas esferas públicas.

 Sua redação versará sobre esse tema: Essa série de ocorrências deve-se a uma banalização, por parte de toda a  sociedade, de valores como ética e probidade ou, pelo contrário, esses eventos estão vindo à tona justamente porque a sociedade   consciente de seus deveres e direitos está cada vez menos tolerante  com esses episódios  e deseja a punição de  seus autores?

O texto que você vai redigir deve ser uma dissertação, ou seja, deverá apresentar um ponto de vista claramente explicitado sobre o tema por meio de uma argumentação consistente. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações  ou julgamentos pessoais. Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa, bem como e o desenvolvimento da argumentação em torno do tema proposto.

Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para a redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada.

 

 

 

PROVA BRDE

 

            INSTRUÇÃO – Leia o seguinte texto e a proposta que o segue.

 

            Estamos em uma era em que, a cada momento, surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se iniba com a incerteza e velocidade das transformações da técnica, por exemplo. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase selvagem tanto entre as nações como entre as empresas, o que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal.

            As habilidades exigidas dos profissionais são cada vez mais sofisticadas, pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, já que este pode ser substituído eficientemente pela automatização e robotização. (...)

            (Texto adaptado: Revista Unicamp Junho 2000)

 

            Se a educação é um dos principais pilares de uma sociedade desenvolvida, também é requisito para o sucesso empresarial; nesse sentido, as empresas buscam profissionais qualificados e exigem deles uma constante atualização no que diz respeito aos temas de sua área. Mas as exigências não se restringem à capacitação técnica: saber informática, línguas estrangeiras, ler noticiários e revistas especializadas, além de dedicar uma significativa parcela de tempo a questões de trabalho fazem parte da realidade do profissional atual. Não raro, essas demandas geram esgotamento físico e mental, estresse, depressão e podem evoluir para doenças mais graves. Saber lidar com o próprio tempo e buscar sempre mais oportunidades de conhecimento e formação parecem ser as condições para o sucesso profissional; mas, e para atingir-se o sucesso pessoal?

            Sua dissertação deverá tratar do seguinte tema: como pode o trabalhador de nossa época conciliar as demandas profissionais com as demandas naturais de todo ser humano (saúde, família, lazer etc) a fim de atender a todas satisfatoriamente? Para desenvolver o texto, reflita sobre a questão proposta e, a partir das considerações expostas aqui e de sua própria experiência, estabeleça seu ponto de vista e apresente argumentos que o sustentem.

             Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa e o desenvolvimento de  uma argumentação em torno do tema proposto. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações ou julgamentos pessoais.

             Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos  do texto desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada.

 

REDAÇÃO

 

 

Escolha uma das duas propostas a seguir e elabore um texto dissertativo a respeito do tema dado. Lembre-se de que está sendo solicitado a redigir uma dissertação, ou seja, um texto que se caracteriza pelo esforço de reflexão e argumentação do seu autor sobre o assunto em pauta; portanto, eventuais trechos narrativos (depoimentos, exemplos) devem servir apenas de suporte para a sua argumentação. A redação deve ter de 20 a 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular e respeitando-se as margens; o título é opcional.

 

Proposta nº 1

 

            Quando se chega ao final do ano, costumamos fazer um balanço das perdas e dos ganhos. É comum, nesses momentos,  refletirmos sobre o que deu certo e errado nas nossas expectativas, a fim de prepararmos as estratégias para o próximo ano: aprender com o que deu certo e, principalmente, refletir sobre as causas do que não teve sucesso. O jargão popular diz que “é caindo que se aprende a levantar”; já os psicólogos dão o nome de “resiliência” a essa  que é uma característica do ser humano: a capacidade de superar  obstáculos e de aprender com os insucessos.

            Seu texto deve tratar desse tema: a capacidade de tirar lições a partir de um fracasso. Se quiser, desenvolva-o contando um episódio, ocorrido com você ou com alguém conhecido, em que um fracasso tenha servido como lição para a vida. Não importa que tipo de fracasso, se o rebaixamento de seu time, se a perda do seu candidato, se uma perda emocional, se a reprovação na escola... O que vem ao caso é a reflexão feita a partir disso e a lição aprendida. Não deixe de apresentar a sua reflexão acerca do tema: sempre podemos aprender com os fracassos?

           

            Proposta nº 2

 

            Jovens sempre recebem críticas dos mais velhos – em qualquer época -  quanto a suas atitudes, opiniões e seu comportamento; sempre foi assim e é natural, pois trata-se de gerações com valores diferentes. Os jovens de hoje  têm sido alvo dessas críticas num aspecto: os relacionamentos. “Ficar” é um verbo que hoje significa namorar por um curto período de tempo; às vezes o tempo apenas de uma noite ou de uma festa; qualquer jovem de nossos dias sabe o que significa “ficar”. As gerações mais velhas acusam esses jovens de, com esse comportamento, banalizarem  algo tão importante como as relações amorosas e, ainda, alegam que o desrespeito a valores como a  fidelidade pode formar uma geração sem moral e sem ética.

            Seu texto deve tratar desse tema: a autenticidade (ou a falta dela) nas relações entre os jovens. Para ajudar na sua reflexão, se quiser, cite exemplos que possam sustentar sua opinião sobre o assunto; mas não deixe de registrar seu ponto de vista acerca do tema: será que faltam valores nos relacionamentos entre os jovens de hoje?

           

           

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Instrução – As questões de 01  a 12 referem-se ao texto a seguir.

 

 

 

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 

               Sinais para uma mudança

 

Se você não tem mais ânimo para levantar, dá desculpas para faltar no emprego, não suporta nem mais ouvir a voz do seu chefe e dos seus colegas e já não agüenta mais a mesmice do trabalho, é hora de dar uma virada na sua carreira. Mas antes de meter os pés pelas mãos e pedir demissão, é preciso levar em consideração alguns fatores; afinal, por trás de toda mudança há alguns riscos.

O primeiro passo, segundo a consultora de RH Irene Azevedo, é avaliar a situação. Questione-se: "O que acontece comigo?", "É um problema pessoal ou profissional?", "Mudar de emprego é a solução?", "O que eu quero da minha carreira?" e "Esse é o melhor momento para eu tomar essa ou aquela decisão?". Por meio dessas repostas ficará mais fácil decidir o caminho a tomar. Mas lembre-se: essa é uma responsabilidade única e exclusivamente sua. Se o problema for pessoal, a mudança de empresa não vai funcionar. Em alguns casos, uma simples troca de função ou de área pode resolver a questão. "Só opte por procurar um novo emprego quando os seus valores não baterem mais com os da organização ou quando não há mais perspectivas de aprendizado. Caso contrário, explore mais as oportunidades", orienta a consultora.

A idade também deve ser levada em consideração. Quanto mais jovem, melhores são as oportunidades de mudança. É na fase do estágio, por exemplo, que o profissional deve aproveitar para experimentar e conhecer os diversos segmentos do mercado, até para ter uma visibilidade da área em que atua. Entretanto, os problemas crescem com a idade. Além da dificuldade de absorção, os compromissos financeiros das pessoas mais velhas são maiores, apontam os especialistas. Isso, no entanto, não é desculpa para acomodação. A busca por novos desafios e aprendizados não se limita apenas a troca de função, atividades ou empresa; investir em aprimoramento, cursos, viagens de estudo sempre trazem retorno positivo, tanto pessoal como profissional.

 

Texto adaptado de Portal Universia – 18/10/2007

 

 

 

01 –  As lacunas pontilhadas (linhas 01, 09 e 24), respectivamente, devem ser completadas corretamente por:

 

a)     tem – mim – limitam

b)     têm – mim – limita

c)      tem – eu – limita

d)     tem – mim – limitam

e)     têm – eu – limitam

 

02 – As lacunas de linha contínua (linhas 10, 14 e 20), respectivamente, devem ser corretamente preenchidas por:

 

a)     a – por – em que

b)     à – em – que

c)      há – por – onde

d)     à – de – que

e)     a – por – que

 

03 – Considere as seguintes afirmativas acerca do texto.

 

I – O texto é dirige-se diretamente ao leitor e propõe-se a apresentar situações de desgaste profissional e possibilidades de mudança, além de dar informações acerca das vantagens e desvantagens da mudança de emprego.

 

II – O texto é redigido na segunda pessoa do singular; portanto trata o leitor , informalmente, por “tu”; essa informalidade estende-se à linguagem, em que aparecem algumas expressões coloquiais.

 

III -  O texto aconselha os jovens a mudarem diversas vezes de emprego a fim de experimentarem várias oportunidades e escolherem a mais adequada.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)     Apenas I.

b)     Apenas I e II.

c)      Apenas I e III.

d)     Apenas II.

e)     Apenas II e III.

 

04 – A respeito do que diz o texto, considere as seguintes afirmações.

 

I – Antes de tomar a decisão de mudar de emprego, o profissional deve passar por uma avaliação e por um questionário feitos por uma consultoria de RH.

 

II – Profissionais mais velhos devem  ser cautelosos antes de decidirem por uma mudança de trabalho, porém a idade não é desculpa para não investirem em aprimoramento profissional.

 

III – Deve-se explorar as oportunidades que se oferecem dentro de uma empresa; só se deve  desistir de uma empresa quando seus valores não vêm mais ao encontro dos nossos ou não oferecer mais chances de crescimento e realização.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)     Apenas I e II.

b)     Apenas I e III.

c)      Apenas II e III.

d)     Apenas III.

e)     A I, a II e a III.

 

05 – A palavra Entretanto  (linha 21) poderia ser corretamente substituída por qualquer uma das opções a seguir, EXCETO

 

a)     Contudo

b)     Não entanto

c)      Todavia

d)     Portanto

e)     Porém

 

06 –  Considere as seguintes  possibilidades de mudanças no texto.

 

I –  Acréscimo de então após a vírgula da linha 03.

II – Acréscimo de por outro lado, entre vírgulas, após A idade (linha 19).

III – Substituição de por exemplo por com certeza (linhas 20 e 21).

 

Qual dessas alterações provocaria mudança de sentido no texto?

 

a)     Apenas a I.

b)     Apenas a II.

c)      Apenas a III.

d)     A I e a II.

e)     A I, a II e a III.

 

07 –  As palavras ânimo  e contrário, retiradas do texto, são acentuadas – respectivamente –  pelas mesmas regras que determinam a acentuação em

 

a)     sânscrito -  retrátil

b)     único  –  estágio

c)      pânico  –  árido

d)     ônix  –  páreo

e)     unânime – trás

 

08 – Se a palavra idade (linha  17) fosse substituída por  anos, quantas outras palavras na mesma frase deveriam sofrer ajustes para fazer a concordância?

 

a)     Uma.

b)     Duas.

c)      Três.

d)     Quatro.

e)     Cinco.

 

09 – Assinale a alternativa que apresenta a expressão não coloquial que melhor substitua “meter os pés pelas mãos” (linha 04).

 

a)     enfiar o pé na jaca

b)     fazer besteira

c)      marcar bobeira

d)     precipitar-se

e)     atrapalhar-se

 

10 – As palavras segmentos (linha 22) e desafios (linha 26) podem ser substituídas, sem necessidade de nenhum tipo de alteração e sem prejudicar o sentido e a adequação do texto, respectivamente,  por

 

a)     fatias – provocações

b)     acompanhamentos – investidas

c)      porções – concursos

d)     pedaços – intentos

e)     setores – projetos

 

11 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes afirmativas acerca da pontuação do texto.

 

(   ) A vírgula da linha 01 é determinada pela mesma regra que a vírgula da linha 03.

(  ) A primeira vírgula da linha 07 poderia ser eliminada do texto, pois seu uso nesse caso é opcional.

(  ) O ponto-e-vírgula da linha 05 poderia ser corretamente substituído por um ponto final; nesse caso,  a palavra seguinte deveria começar com letra maiúscula.

(  ) Os dois-pontos da linha 08 poderiam ser substituídos por uma vírgula sem prejudicar o sentido e a estrutura do texto.

 

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

 

a)     V – V – V – V

b)     V – V – F – F

c)      V  - F – V – V

d)     V – F – V – F

e)     F – V – V – F

 

  12 – No contexto em que estão, as palavras absorção e retorno apresentam, respectivamente,  o sentido de:

 

a)     inclusão – resultado

b)     penetração – regresso

c)      concentração – devolução

d)     assimilação – retrocesso

e)     embevecimento – repetição

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Instrução: as questões de 01 a 15 baseiam-se no texto a seguir.

 

 

 

  1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.   
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  

10.  

11.  

12.  

13.  

14.  

15.  

16.  

17.  

18.  

19.  

20.  

21.  

22.  

23.  

24.  

25.  

26.  

27.  

28.  

29.  

30.  

31.  

32.  

33.  

34.  

35.  

36.  

37.  

38.  

39.  

40.  

41.  

42.  

43.  

44.  

45.  

46.  

47.  

48.  

49.  

50.  

 

Superando rasteiras

 

            Quando pensamos que nada  de novo vamos observar no comportamento das pessoas, aparece alguém e nos surpreende, para o bem ou para o mal. Você, leitor, já foi alguma vez prejudicado por alguém? Talvez um sócio que o enganou nos negócios? Ou, quiçá, um colega de trabalho que parecia tão amigo até que ambos disputaram a mesma promoção, e o tal ”amigo” jogou a amizade e a ética pela janela para sair-se melhor na disputa? Se a resposta foi sim para um desses exemplos, ou outro parecido, saiba que você não foi o único.

            Estamos falando do lado mesquinho do ser humano, cujo egoísmo garantiu sua sobrevivência no início dos tempos, mas hoje impede a criação de uma civilização harmônica e pacífica. Todos estamos sujeitos ...... levar rasteiras e temos que estar preparados, levantar a cabeça  e continuar vivendo, ...... vezes como se nada tivesse acontecido.  Foi o que aconteceu com o atleta olímpico brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, nas Olímpíadas de 2004, enquanto disputava a maratona. Cornelius, um irlandês, apareceu para tentar impedir a glória do homem por seus próprios meios, atacando o corredor brasileiro, que estava na frente. Só que o irlandês não contava com dois fatores: a imensa capacidade de superação do brasileiro e o gesto de solidariedade de Kossivas, um grego que, em um instante, passou de espectador ...... protagonista e ajudou a soltar Vanderlei. Força e solidariedade: é uma combinação poderosa para vencer a intolerância  e outros males.

            Em seu conceito clássico, competir é “buscar a satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto disso sobre as outras partes em conflito”. Partindo dessa definição, podemos concluir que o irlandês Cornelius nada mais fez do que competir com o brasileiro Vanderlei mesmo sem fazer parte da corrida – e entrando no finalzinho dela. O que houve foi um conflito de interesses, um choque entre pessoas que buscavam atingir metas distintas.

            Esse episódio das Olimpíadas serve para ilustrar o que ocorre, muitas vezes, dentro do ambiente de trabalho. Algumas empresas modernas costumam estimular a colaboração entre os funcionários, recompensando os resultados obtidos pelo grupo, entre outras práticas. Entretanto, ainda existem companhias que  estimulam ...... concorrência entre seus trabalhadores, pois partem do princípio de que assim eles se aprimoram e se esforçam, com o objetivo de produzir mais e melhor do que o colega. A competição, então, que deveria ser travada no campo de batalha do mercado acaba transferindo-se para dentro das empresas – e transforma-se num solo fértil para os “Cornelius” de plantão.

            Mas  o que fazer diante de uma rasteira inesperada? Levantar a guarda e preparar o ataque? Desistir e tomar o caminho de casa? Não, mesmo: pesquisas têm demonstrado que, no ambiente profissional, o altruísmo e a solidariedade ainda ganham do egoísmo. O egoísmo do irlandês residia no fato de que seu objetivo individual opunha-se ao objetivo coletivo, do brasileiro e de todos os que desejavam o mesmo, ou seja: enaltecer os ideais olímpicos da superação humana.  Acredite que sempre vai haver alguém rápido e solidário, como o grego Kossivas, colaborando com pessoas que, como Vanderlei, não desistem. São elas que chegam ao final vencedoras, sorrindo, dando uma lição aos de má índole, que sempre existirão.

(Adaptado de Exame Você S/A nº 76 out. 2004) 

 

01.  Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das linhas 11, 13, 20 e 34, na ordem em que aparecem.

 

A)    a – às – a – a

B)    há – as – à – à

C)    à – às – a – à

D)    a – às – há – a

E)    à – às – a – à

 

02.  O autor do texto dirige-se ao leitor tratando-o por “você”. Esse recurso é utilizado para dar ao texto um caráter

 

A)    didático.

B)    formal.

C)    neutro.

D)    informal.

E)    presunçoso.

 

03.  Assinale a alternativa que apresenta uma compreensão incorreta acerca do texto.

 

A)    O primeiro parágrafo anuncia que o texto tratará do sempre surpreendente comportamento do ser humano no que se refere a valores como amizade, honestidade e ética.

B)    O segundo parágrafo aponta um traço negativo da personalidade humana, que é o egoísmo; entretanto, apresenta também um forte contraponto a essa característica: a solidariedade.

C)    O terceiro parágrafo comenta o episódio ocorrido com o atleta brasileiro, Vanderlei Lima,  que foi vencido desonestamente por um grego, Cornelius,  na disputa de uma prova.

D)    O quarto parágrafo procura mostrar que há dois tipos de competição: a que visa ao bem geral  e a que visa simplesmente aos interesses individuais;  esses dois tipos podem ser encontrados tanto no esporte como no trabalho.

E)    O último parágrafo  tem um tom positivo porque, mais uma vez utilizando o episódio do atleta como exemplo, diz que os bons valores sempre prevalecem sobre os maus.

 

04.  A expressão sublinhada na linha 39 tem o sentido de ”......................”, transformando-se numa figura de linguagem chamada ........................

 

A alternativa que completa as lacunas da frase acima, na ordem em que aparecem, é:

 

A)    solidários – metáfora

B)    egoístas – metonímia

C)    mesquinhos – pleonasmo

D)    batalhadores – eufemismo

E)    atletas – hipérbole

 

05.  Qual das alternativas não é um termo que faz referência direta ou indiretamente, no texto,  a Vanderlei Cordeiro de Lima?

 

A)    atleta (linha 14).

B)    corredor (linha 17).

C)    que (primeira ocorrência na linha 17).

D)    brasileiro (linha 18).

E)    solidariedade (linha 19).

 

 

06.  Considere as seguintes afirmações.

 

I – A substituição de disputava (linha 15) por  concorria implicaria  alteração na estrutura da frase.

II – A substituição de contava (linha 17) por esperava  tornaria obrigatória a troca da preposição com pela preposição por.

III – A substituição de vencer (linha 21) por triunfar não implicaria necessariamente  alterações na estrutura da frase.

 

Qual é a alternativa correta?

 

A)    Apenas I.

B)    Apenas II.

C)    Apenas III.

D)    Apenas I e II.

E)    I, II e III.

 

07.  Assinale a alternativa que contém sinônimos adequados para as palavras espectador (linha 20), conflito (linha 28) e aprimoram (linha 35),   respectivamente; o sentido e a estrutura original do texto não podem ser alterados.

 

A)    participante – discussão – priorizam

B)    assistente – briga – melhoram

C)    testemunha – choque – aperfeiçoam

D)    expectante – desentendimento – retocam

E)    coadjuvante – guerra – especializam

 

08. Se a expressão Algumas empresas (linha 31) fosse substituída por Uma empresa, quantas outras palavras, até o final da frase, deveriam ser modificadas para fins de concordância?

 

A)    Uma.

B)    Duas.

C)    Três.

D)    Quatro.

E)    Cinco.

 

09.  Observe as seguintes sugestões de modificações no texto.

 

I – A substituição de quiçá (linha 4) por quem sabe.

II – A substituição de assim (linha 35) por desse modo.

III – A substituição de Entretanto (linha 33) por Portanto.

 

Quais provocariam mudança no sentido original do texto?

 

A)    Apenas I.

B)    Apenas II.

C)    Apenas III.

D)    Apenas I e II.

E)    Apenas II e III.

 

10. As regras que determinam a acentuação das palavras Olimpíadas (linha  14) e solidário (linha 47) são as mesmas, respectivamente, que determinam o uso do acento em

 

A)    intolerância  e clássico.

B)    episódio e sobrevivência.

C)    altruísmo e harmônica.

D)    índole e egoísmo.

E)    ética e negócio.

 

11. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes afirmativas.

 

(   ) A substituição de existem (linha 33) por mantém a concordância verbal na frase.

(  ) A substituição de têm demonstrado (linha 42) por vêm demonstrando não afeta a concordância nem o sentido original da frase.

(  ) A substituição de vai haver (linha 47) por haveria não afeta a concordância nem o sentido original da frase.

(   ) A substituição de existirão (linha 50) por haverão mantém o sentido original e a correção gramatical da frase.

 

Assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas, de cima para baixo.

 

A)    V – V – F – F

B)    V – F – V – V

C)    F – V – F – V

D)    V – V – V – V

E)    F – F – F – V

 

 

12. Considere as seguintes afirmações acerca da ocorrência da palavra que no texto.

 

I – Quando pensamos que (linha 1).

II – Talvez um sócio que o enganou (linha 4).

III – e temos que estar preparados (linha 12).

IV – um grego que (linha 19).

 

Em quais dessas ocorrências a palavra que  retoma uma palavra ou expressão anteriormente explicitada no texto?

 

A)    Apenas em I.

B)    Apenas em II.

C)    Apenas em I e III.

D)    Apenas em II e IV.

E)    Em I, II, III e IV.

 

  1. 13.   Ou, quiçá, um colega de trabalho que parecia tão amigo até que ambos disputaram a mesma promoção (linhas 4 e 5)

Assinale a alternativa em que a palavra até  não tem o mesmo sentido que apresenta no trecho acima.

 

A)    Ontem à tarde, estudei para a prova até ficar exausto.

B)    Meu avô trabalhou até seu último dia de vida.

C)    Cristina morou na Europa até 1999.

D)    A turma fez um passeio até o Morro do Osso.

E)    Na festa, João dançou até com a avó da noiva.

 

14. Considere as seguintes afirmações acerca da pontuação do texto.

 

I – A palavra leitor (linha 3) está entre vírgulas pela mesma razão que a palavra quiçá  (linha 4).

II – A terceira vírgula da linha 15 poderia ser suprimida sem prejuízo ao sentido do texto.

III – Se os dois-pontos da linha 21 fossem suprimidos causariam um erro de concordância na frase.

 

Assinale a alternativa correta.

 

A)    Apenas I.

B)    Apenas II.

C)    Apenas III.

D)    Apenas I e III.

E)    Apenas II e III.

 

15. Assinale a alternativa correta acerca do caráter obrigatório ou facultativo na pontuação do texto.

 

A)    Os travessões das linhas 27 e 38 estão no lugar de uma vírgula, e seu uso é obrigatório.

B)    A vírgula da linha 28 é facultativa, pois poderia ser suprimida sem prejudicar a estrutura da frase.

C)    As vírgulas das linhas 30 e 31 poderiam ser suprimidas, pois seu uso é facultativo nesse contexto.

D)    A vírgula da linha 35 é obrigatória, pois se fosse suprimida prejudicaria a estrutura do texto.

E)    Os pontos de interrogação das linhas 40 e 41 poderiam, sem causar problemas de compreensão, ser substituídos por pontos finais.

 


ONLINE
8







Total de visitas: 1523262