Exercícios sobre Modernismo
LIETARATURA BRASILEIRA - MODERNISMO
01. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da
personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
a) escolar, agrícola e militar;
b) linguístico, industrial, e militar;
c) cultural, agrícola e político;
d) linguístico, político e militar;
e) cultura, industrial e político.
02. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo linguístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
03. Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu, editado pela primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se dizer que:
a) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
b) Revela uma militância político-ideológica que o coloca entre principais poetas brasileiros de veio
socialista.
c) Foi elogiada poeticamente pela crítica de sua época, entretanto não representou um sucesso de público.
d) Traduz a sua subjetividade pessimista em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário técnico-científico-poético.
e) Anuncia o Parnasianismo, em virtude das suas inovações técnico-científicas e de sua temática
psicanalítica.
04. Assinale a associação incorreta:
a) Lobato – narrativa oral.
b) Lima Barreto – simplicidade, oposição ao preciosismo.
c) Graça Aranha – sincretismo entre Realismo, Simbolismo e Impressionismo.
d) Euclides da Cunha – “barroco cientifico”.
e) Coelho Neto – simplicidade, apontado pelos modernistas como exemplo.
05. Assinale a falsa, sobre Monteiro Lobato:
a) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica
agrícola da queimada;
b) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes;
c) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do
“contador de casos”;
d) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café;
e) n.d.a.
06. Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza:
a) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX;
b) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor;
c) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contaste entre o meio inerte e o homem
agressivo;
d) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação;
e) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados.
07. A obra de Lima Barreto:
a) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20.
b) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática.
c) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno.
d) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas
brasileiros.
e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.
08. Assinale a alternativa em que aparecem três características de Rui Barbosa:
a) espírito combativo, sinonímia, historiador;
b) poeta parnasiano, lirismo, subjetividade;
c) retratista, análise, regionalista;
d) orador exímio, justeza verba, linguagem elaborada;
e) critica, sátira, barroquismo.
09. “Sofreu influencias das ideias deterministas de Taine; nacionalista ferrenho, deu grande valor à mestiçagem; foi o primeiro intérprete da evolução cultural e espiritual brasileira; ignorando Hegel, Engels e Marx faltou-lhe uma concepção totalizante e dialética da cultura.”:
a) Raul Pompeia; b) Sílvio Romero; c) Rui Barbosa; d) Domingos Olímpio;
e) Adolfo Caminha.
10. A obra reúne uma série de artigos, iniciados com Velha Praga, publicados em O Estado de São Paulo a 14-11-1914. Nestes artigos o autor insurge-se contra o extermínio das matas da Mantiqueira pela ação nefasta das queimadas, retrógrada pratica agrícola perpetrada peã ignorância dos caboclos, analisa o primitivismo da vida dos caipiras do Vale da Paraíba e critica a literatura romântica que cantou liricamente esses marginais da civilização:
a) Contrastes e Confrontos (Euclides da Cunha); b) Urupês (Monteiro Lobato);
c) Ideias de Jeca Tatu (Monteiro Lobato); d) À Margem da História (Euclides da Cunha);
e) n.d.a.
Resolução
01. C |
02. C |
03. D |
04. E |
05. B |
06. A |
07. D |
08. D |
09. B |
10. B |
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MODERNISMO II
01. (PUCCAMP) Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista:
a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”
b) “Vestir a Ideia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”
c) “Minhas reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”
d) “Na exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda tremula e ressoante da febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema dos amores da vida real?”
e) “O poeta deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
02. (PUCCAMP)
O alpinista
de alpenstock
desceu
nos Alpes
O texto acima, capítulo do romance Memória Sentimentais de João Miramar, exemplifica uma tendência do autor de:
a) Procurar as barreiras entre poesia e prosa, utilizando estilo alusivo e elíptico.
b) Explorar o poema em forma de prosa, satirizando as manifestações literárias do Pré-modernismo.
c) Buscar uma interpretação lírica de seu país, explorando a forca sugestiva das palavras.
d) Utilizar o poema-piada, para satirizar tudo o que não fosse nacional.
e) Procurar “ser regional e puro em sua época”, negando influencias das vanguardas europeias.
03. (MACKENZIE) “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem a regras de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a narrativa.”
A afirmação faz referência à obra:
a) O rei da vela. b) Calunga. c) Macunaíma.
d) Memórias sentimentais de João Miramar. e) Martim Cererê.
04. (PUC-MG) Leia o texto atentamente.
Na feira-livre do arrebaldezinho
um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
- “O melhor divertimento para as crianças!”
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres...
Não é característica presente na estrofe acima:
a) Valorização de fatos e elementos do cotidiano.
b) Utilização do verso livre.
c) Linguagem despreocupada, sem palavras raras.
d) Preocupação social.
e) Metalinguagem.
05. (UFC) Macunaíma – obra-prima de Mário de Andrade – é um dos livros que melhor representam a produção literária brasileira do presente século. Sua principal característica é:
a) traçar, como no Romantismo, o perfil do índio brasileiro como protótipo das virtudes nacionais.
b) Ser um livro em que se encontram representados os princípios que orientam o movimento modernista de 22, dentre os quais o fundamental é a aproximação da literatura à música.
c) Analisar, de modo sistemático, as inúmeras variações sociais e regionais da língua portuguesa no Brasil, destacando em especial o tupi-guarani.
d) Ser um texto em que o autor subverter, na linguagem literária os padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos, formas lingüísticas oriundas das mais diversas partes do Brasil.
e) Exaltar, de forma especial, a cultura popular regional, particularmente a representativa do Norte e Nordeste brasileiro.
06. (UFC) Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”, porque:
a) Vive sonhando com riqueza fácil e, para obtê-la, lança mão de qualquer recurso.
b) Não é um ser confiável.
c) Ainda não encontrou sua própria definição, sua identidade.
d) Não tem firmeza de personalidade, nem segurança em suas decisões.
e) n.d.a.
07. (UFC) Macunaíma é uma obra plural, composta, na medida em que:
a) Obedece às características circulares e fechadas do romance psicológico.
b) Como toda obra tradicional, observa a linearidade da narrativa onde cada personagem age em separado.
c) Aproxima técnicas românticas das modernas na estruturação do romance como um todo.
d) No corpo da narrativa, dá um tratamento único para cada personagem apresentada.
e) Tal como numa rapsódia, trata de vários temas ao mesmo tempo, entrelaçando-os numa rede múltipla de cores e sons os mais diversos.
08. (UFC) A respeito do livro Macunaíma, é correto afirmar que:
a) A história se passa predominantemente na capital paulista, daí porque o livro pode ser considerado uma crônica do cotidiano paulistano.
b) O episódio de base da narrativa consiste na perda e reconquista da muiraquitã.
c) O livro é uma sátira ao Brasil através da reconstituição fiel de fatos históricos retidos na memória do autor.
d) A obra faz uma leitura do Brasil sob a ótica do colonizador.
e) O processo de criação do livro não mantém nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita.
09. (FUVEST) Indique a alternativa em que a proximidade estabelecida está correta:
a) A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é anseio intimista.
b) O lirismo de Gregório de Matos é conflitivo e confessional; o de Cláudio Manuel da Costa é sereno e
impessoal.
c) A ficção regionalista, imatura no século XIX, ganho força ao abraçar as teses do determinismo cientifico, no século XX.
d) José de Alencar buscou expressar nossa diversidade cultural-projeto que só a obra de Machado de Assis viria a realizar.
e) A figura do malandro, positiva em Manuel Antônio de Almeida, é alvo de Mário de Andrade em sua sátira Macunaíma.
10. (UNIJUÍ) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, estão presentes em Macunaíma, de Mário de Andrade. Sobre o livro é incorreto afirmar que:
a) Macunaíma é um “anti-herói”, com características como o individualismo e a malandragem.
b) O livro aproveita as tradições míticas dos índios; seus irmãos são Maanape e Jiguê.
c) Aproveita também ditados populares, obscenidades, frases feitas, com fatores traços de oralidades;
d) O livro foi chamado de rapsódia e é uma obra central do movimento modernista.
e) O livro não satiriza certos padrões de escrita acadêmica e não trabalha elementos de um “caráter” brasileiro.
Resolução:
01. C |
02. A |
03. C |
04. E |
05. D |
06. C |
07. E |
08. B |
09. A |
10. E |
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2ª FASE
01. (FUVEST) Com o próprio titulo indica, no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear já frustrada rebelião na Vila Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que:
a) A base histórica utilizada no poema converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.
b) As intenções ideológicas da autora e a estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa poética.
c) A imaginação poética dá à autora a possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da
rebelião, alterando-lhes o rumo.
d) A matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) A preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da
vida, habitual na poesia da autora.
02. (FUVEST) Refere-se corretamente a Alguma poesia, de Drummond, a seguinte afirmação:
a) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionado-lhe a comunhão com o mundo exterior.
Texto para as questões 03 e 04
SENTIMENTAL
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
E debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
Neste país é proibido sonhar.
03. (PUCCAMP) Este poema é caracteristicamente modernista, porque nele:
a) A uniformidade dos versos reforça a simplicidade dos sentimentos experimentados pelo poeta.
b) Tematiza-se o ato de sonhar, valorizando-se o modo de composição da linguagem surrealista.
c) Satiriza-se o estilo da poesia romântica, defendendo os padrões da poesia clássica.
d) A linguagem coloquial dos versos livres apresenta com humor o lirismo encarnado na cena cotidiana.
e) O dia-a-dia surge como novo palco das sensações poéticas, sem imprimir a alteração profunda na linguagem lírica.
04. (PUCCAMP) Destacam-se neste poema características marcantes do Drummond modernista. São elas:
a) A tendência metafísica, o discurso sentencioso e o humor sutil.
b) A memória familiar, o canto elegíaco e a linguagem fragmentada.
c) A exposição da timidez pessoal, a fala amargurada e a recuperação da forma fixa.
d) A preocupação de cunho social, o pessimismo e a desintegração do verso.
e) O isolamento da personalidade lírica, a ironia e o estilo prosaico.
Texto para a questão 05
(...) Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
Mal redimidos da noite,
Duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos de aurora.
05. (PUC) Em 1945, Carlos Drummond de Andrade escreveu A Rosa do Povo, da qual o fragmento acima faz parte. Nele podemos verificar:
a) uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo;
b) apenas uma teoria de sua própria produção poética;
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo;
d) uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo;
e) n.d.a.
(...) Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
Mal redimidos da noite,
Duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos de aurora.
06. (PUC) No fragmento acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde:
a) a objetos confusos mal redimidos da noite;
b) à garrafa estilhaçada e ao ladrilho sereno;
c) à aproximação suave de dois corpos;
d) ao enlace amoroso de duas cores;
e) ao fluir espesso do sangue sobre o ladrilho.
07. (UFSM-RS-adaptada) Assinale a alternativa incorreta a respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade:
a) O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a relativização das várias faces da realidade.
b) O sujeito poético, várias vezes, reveste suas expressões de um fino traço de humor.
c) O sujeito poético, constantemente, transmite sensações de dúvida e de negação.
d) Os versos que contêm uma ênfase mística podem ser vistos como produtos do fervor católico do poeta.
e) Importantes poemas publicados na década de 1940 tratam de temas de caráter social.
08. (FATEC)
E o olhar estaria ansioso esperando
e a cabeça ao sabor da mágoa balançado
e o coração fugindo e o coração voltando
e os minutos passando e os minutos passando...
(Vinícius de Moraes, O olhar para trás)
A figura de linguagem que predomina nestes versos é:
a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar.
b) A sinestesia, manifestada pela referência à interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera.
c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e, para conotar já
intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar.
d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e.
e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio.
09. (MACKENZIE)
Você, que só faz usufruir
e tem mulher para usar ou para exibir,
você vai ver um dia
em que toca você foi bulir.
A mulher foi feita
pro amor e pro perdão.
Cai nessa, não.
Cai nessa, não. (Vinícius de Moraes e Toquinho)
Assinale a alternativa correta, de acordo com o trecho acima:
a) O homem não se deve iludir, porque a mulher é traiçoeira.
b) O importante, na relação amorosa, são as aparências.
c) Usufruir, no texto, significa esbanjar dinheiro.
d) A mulher é superior ao homem, porque ama e perdoa.
e) Não se deve crer que a mulher sabe apenas amar e perdoar.
10. (MACKENZIE)
CIDADEZINHA QUALQUER
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus!
Assinale a alternativa incorreta sobre o autor desse poema:
a) Destacou-se como poeta da “fase heróica” do Modernismo.
b) O humor, como recurso crítico, é uma das características de sua poesia.
c) Em A Rosa do Povo expressa a esperança num mundo mais justo.
d) É escritor reconhecido quer por sua obra poética, quer por sua prosa, da qual se destacam as crônicas.
e) Antilirismo e ironia são traços estilísticos de sua poesia.
Resolução:
01. D |
02. B |
03. D |
04. E |
05. E |
06. D |
07. D |
08. C |
09. E |
10. A |
QUESTÕES GERAIS
1. Em um estudo sobre o Modernismo brasileiro, o crítico João Luiz Lafetá assim definiu a produção literária do decênio de 30.
A "politização" dos anos trinta descobre ângulos diferentes: preocupa-se mais diretamente com os problemas sociais e produz os ensaios históricos e sociológicos, o romance de denúncia, a poesia militante e de combate.
(LAFETÁ, João Luiz. "1930: a crítica e o modernismo." São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1974. p.18)
Reflita sobre o romance "Vidas Secas" e, de forma concisa, responda: em que medida a narrativa de Graciliano Ramos está de acordo com as propostas contidas no fragmento acima?
2. Em relação à Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que
a) participou entusiasticamente das atividades culturais da chamada Geração de 22.
b) buscou o nacionalismo primitivista através do aproveitamento de material folclórico.
c) produziu uma poesia intimista, resignada diante dos valores burgueses.
d) sua prosa, fragmentada, repleta de imagens e de figuras de estilo, aproxima-se da poesia.
e) seu ecletismo temático harmoniza-se com o domínio das nuanças da palavra.
3. A frase a seguir assume especial significado no conto "O peru de Natal", de Mário de Andrade: "Morreu meu pai, sentimos muito, etc.". Sobre essa frase, é correto afirmar:
a) É carregada do sentimentalismo típico de Mário de Andrade, que destoa da obra de outros autores modernistas.
b) É representativa do estado de espírito e do estilo predominantes no conto e na dicção do narrador, caracterizados pela consternação e pela economia de palavras.
c) É um recurso que prepara a substituição da narração do luto pela narração da alegria e do prazer na ceia de Natal.
d) É uma ironia, porque a esposa e os filhos eram muito infelizes e não gostavam do homem que morreu, nem sequer lamentando sua morte.
e) É uma ironia porque o filho, narrador-personagem, detestava o pai, chegando mesmo a difamá-lo perante os familiares na ceia de Natal.
4. No livro "Laços de família", de Clarice Lispector, o conto "Feliz aniversário" apresenta uma reunião familiar para uma festa de aniversário. Identifique a única opção que contém a caracterização correspondente à personagem da aniversariante:
a) "... arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto..."
b) " ... como tendo sido tão forte pudera dar à luz aqueles seres opacos, com braços moles e rostos ansiosos?"
c) "... na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria..."
d) "... não sabia o que fazer, olhou para todos em pedido cômico de socorro. Mas, como máscaras isentas e inapeláveis, de súbito nenhum rosto se manifestava."
e) "... servia como uma escrava, os pés exaustos e o coração revoltado."
5. Leia o poema abaixo:
Catar feijão
1
Catar feijão se limita com o escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a com o risco.
(MELO NETO, João Cabral de. "Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto". São Paulo: Global, 1985. p.190.)
Sobre o poema, é correto afirmar:
a) Sua referência ao feijão é um exemplo do registro coloquial do autor, identificando-o com as práticas modernistas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade e seus poemas-piadas.
b) Há um exercício metalinguístico incomum nos poemas do autor, que prefere valorizar temáticas regionalistas em que sobressai o sertão pernambucano.
c) Retoma a palavra "pedra", frequentemente utilizada na obra poética do autor, associando-a com a palavra "risco", explorada primeiro como um perigo, um problema e depois como algo fascinante.
d) A "leitura fluviante, flutual" deve ser preservada através das pedras no ato de escrever, embora elas devam ser afastadas do feijão.
e) O "grão imastigável" no feijão é um elemento tão positivo quanto a pedra na frase; comprovam-no os termos "fluviante" e "flutual", que destacam o caráter de leitura fluente proporcionada pela presença da pedra.
6. As obras consideradas marcos iniciais dos movimentos literários revelam, na maioria das vezes, a temática e a estética predominantes nos diferentes períodos da nossa literatura, correspondendo quase sempre ao pensamento crítico, aos valores e à ideologia de uma época em mudança.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à correspondência entre a obra e as características estéticas e históricas do período a que ela pertence.
a) "Pauliceia desvairada" (1922), de Mário de Andrade, é uma das obras que principia o movimento modernista brasileiro e representa a defesa da concepção formal da arte, aderindo ao Cubismo e à teoria naturalista do momento, em que o autor afirma ter fundado um modo racional de criação poética, com vistas à "escrita objetiva", num momento de grande renovação da sociedade brasileira.
b) "Missal e Broquéis" (1893), de Cruz e Souza, marcam oficialmente o início do Simbolismo no Brasil, movimento que se destacou pela concepção mística do mundo, pelo conhecimento ilógico e intuitivo, em oposição ao racionalismo predominante da época.
c) "O Mulato" (1881), de Aluísio Azevedo, é a obra que dá início ao Naturalismo no Brasil e teve como característica principal a influência das teorias deterministas de Taine, positivistas de Comte e evolucionistas de Darwin, o que fez com que na literatura predominasse a crença de que as forças naturais e sociais determinam a vida dos homens.
d) "A Bagaceira" (1928) é a primeira obra daquilo que se chamaria "romance social de 30", da segunda fase do Modernismo brasileiro, e definiu ao mesmo tempo uma direção formal (de cunho realista) e um veio temático (os engenhos do Nordeste, a seca, o retirante, o jagunço) que seriam explorados por autores como Rachel de Queiroz e José Lins do Rego.
e) "Suspiros poéticos e saudades" (1836), de Gonçalves de Magalhães, inaugura o movimento romântico no Brasil, que se definiu pela valorização das emoções, pelo culto à natureza e pelo individualismo, em oposição à sobriedade, equilíbrio e busca de objetividade dos neoclássicos, num momento em que se buscava a definição da nacionalidade brasileira.
6. Leia os trechos abaixo, do romance "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e indique a alternativa INCORRETA.
Trecho 1:
"Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala."
Trecho 2:
"... E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles, dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinha Vitória e os dois meninos."
a) Os dois trechos são, respectivamente, o início do primeiro capítulo e o final do último capítulo do romance "Vidas secas", o que indica a circularidade do enredo, que tem relação com a vida das famílias pobres nordestinas, ciclicamente obrigadas a se mudar por causa das secas que atingem a região em que vivem.
b) Nos dois trechos e em todo o romance é possível perceber a crítica do autor ao modelo político-econômico brasileiro daquele momento histórico, o que levou os críticos a o enquadrarem no grupo de obras denominado "romance social de 30".
c) Nesses trechos está presente o estilo literário característico das obras de Graciliano Ramos, marcado, entre outros recursos, pelo uso de frases curtas, pela concisão vocabular e pela utilização do discurso indireto livre.
d) No primeiro trecho, os verbos no tempo pretérito indicam a longa caminhada das personagens pelo sertão nordestino em busca de um lugar onde possam se instalar; no segundo, os verbos no tempo futuro revelam os sonhos de Fabiano e sinha Vitória por uma vida melhor na cidade.
e) O romance "Vidas secas" é considerado um clássico da literatura brasileira pelo fato de Graciliano Ramos tê-lo construído com um enredo linear e sequência progressiva dos acontecimentos, com personagens bem caracterizadas física e psicologicamente, com marcações temporais precisas e com a presença de um narrador-personagem, na figura de Fabiano, que conta sua própria história de luta contra a miséria no sertão nordestino.
7. "Será que eu enriqueceria este relato se usasse alguns difíceis termos técnicos? Mas aí que está: esta história não tem nenhuma técnica, nem de estilo, ela é ao deus-dará. Eu que também não mancharia por nada deste mundo com palavras brilhantes e falsas uma vida parca como a da datilógrafa."
(CLARICE LISPECTOR, "A Hora da Estrela")
Em "A Hora da Estrela", o narrador questiona-se quanto ao modo e, até, à possibilidade de narrar a história. De acordo com o trecho acima, isso deriva do fato de ser ele um narrador
a) iniciante, que não domina as técnicas necessárias ao relato literário.
b) pós-moderno, para quem as preocupações de estilo são ultrapassadas.
c) impessoal, que aspira a um grau de objetividade máxima no relato.
d) objetivista, que se preocupa apenas com a precisão técnica do relato.
e) autocrítico, que percebe a inadequação de um estilo sofisticado para narrar a vida popular.
8. Em determinada época, o romance brasileiro "procurou (...) enraizar fortemente as suas histórias e os seus personagens em espaços e tempos bem circunscritos, extraindo de situações culturais típicas a sua visão do Brasil."
( Alfredo Bosi )
Esta afirmação aplica-se a
a) Vidas Secas e Fogo Morto.
b) Macunaíma e A Hora da Estrela.
c) A Hora da Estrela e Serafim Ponte Grande.
d) Fogo Morto e Serafim Ponte Grande.
e) Vidas Secas e Macunaíma.
9. O ÚLTIMO POEMA
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples
[ e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os
[ diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem
[ explicação.
(MANUEL BANDEIRA, Libertinagem)
Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é:
a) a verificação da inutilidade da poesia diante da morte.
b) a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
c) a capacidade, própria da poesia, de eliminar a dor.
d) a autodestruição da poesia em um meio hostil à arte.
e) a aspiração a uma poesia pura e lapidar, afastada da vida.
10. Assinale a proposição incorreta.
a) Monteiro Lobato faz retratos pitorescos, fortes e irônicos do homem do campo.
b) Mário de Andrade não foi além dos limites paulistanos.
c) Oswald de Andrade, poeta e prosador, quis destruir para construir.
d) Vinícius de Moraes escreveu desde o soneto camoniano até letras de canções de sabor popular.
e) Clarice Lispector vai além do regionalismo, além do realismo do mundo físico.
11. (FUVEST) Refere-se corretamente a Alguma Poesia, de Drummond, a seguinte afirmação:
(A) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
(B) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
(C) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
(D) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
(E) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionado-lhe a comunhão com o mundo exterior.
12. (UEL) O poema que segue faz parte do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia, publicado em 1930, e tem como título "Cidadezinha qualquer".
Leia o poema e assinale a alternativa correta:
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
(A) O poema denuncia de forma irônica e com uma linguagem sintética a monotonia e o tédio que predominam em pequenas cidades do interior.
(B) O poema mostra com sentimento piedoso o desajuste existencial do homem diante da vida.
(C) O poema retrata de modo triste e melancólico a desventura amorosa do poeta na cidade de Itabira, onde nasceu.
(D) Predomina no poema um sentimento de nostalgia do passado, por meio de uma linguagem muito simples e pouco elaborada esteticamente.
(E) Há no poema uma preocupação de ordem social e política que sintetiza o "sentimento do mundo" do eu lírico.
13. (FUVEST) Pode-se dizer que os poemas de Alguma Poesia filiam-se às propostas estéticas da primeira geração modernista porque:
(A) exalta-se o dinamismo da urbanidade, que possibilita uma vida mais plena e satisfatória.
(B) demonstram a preocupação do autor em abordar temas relacionados à diversidade cultural brasileira, a partir de uma ótica ingênua que pode ser chamada de "primitivista".
(C) através do desenvolvimento de temas prosaicos, incorporam o cotidiano como matéria de poesia, idealizando-o como o âmbito dos acontecimentos e sentimentos sublimes.
(D) caracterizam-se pela brevidade e pelo espírito de síntese, já que se apresentam na forma de poemas-pílula.
(E) apresentam retratos urbanos e provincianos em que, normalmente, prevalece menos uma lógica descritiva que uma perspectiva prismática da realidade vivida e observada.
14. (FUVEST)
I.
(...)
Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.
Não precisa estômago para digestão.
(...)
(O sobrevivente)
II
Cota zero
Stop.
A vida parou.
Ou foi o automóvel?
Sobre esses versos, extraídos de Alguma Poesia, pode-se dizer que:
(A) Os dois textos podem ser aproximados quanto ao tema (mecanização do cotidiano); entretanto, enquanto o primeiro apresenta uma visão crítica sobre o tema, o segundo faz uma apologia bem-humorada do progresso urbano.
(B) Os textos assemelham-se não apenas quanto ao tema (automatização da vida humana), mas também quanto à linguagem: ambos apresentam a brevidade e a descontinuidade sintática características de Alguma Poesia.
(C) A crítica à mecanização excessiva que caracteriza a vida moderna evidencia-se, no texto I, especialmente no emprego da antítese no primeiro verso, e, no texto II, no emprego do estrangeirismo, ou barbarismo (stop).
(D) O texto II apresenta, através de uma linguagem marcada pela concisão telegráfica, a crítica presente no texto I, uma vez que os termos zero, stop e parou indicam a total dependência da vida moderna em relação às máquinas.
(E) A máquina como assunto poético pode ser verificada nos dois textos, o que torna evidente a influência exercida, sobre o autor, da vanguarda artística conhecida como futurismo.
15. (UFV) O romance regionalista dos anos 30, em cuja temática insere-se a obra Fogo Morto, abordou as questões socioeconômicas do Nordeste brasileiro. Dentre as seguintes alternativas, apenas uma NÃO confirma a declaração acima. Assinale-a:
a) Enquanto o desenvolvimento industrial deixou suas marcas na fase heróica do movimento modernista, o romance nordestino dos anos 30 privilegiou as heranças culturais do Brasil rural.
b) O enredo de Fogo Morto é de natureza documental, confirmando a abolição da escravatura como um dos fatores preponderantes para o declínio da sociedade patriarcal brasileira.
c) O personagem do romance regionalista da década de 30, não conseguindo vencer as adversidades de um destino hostil, evadiu-se no tempo e no espaço em busca de aventuras amorosas e sentimentais.
d) Fogo Morto insere-se na temática social do “romance de 30”, consolidando o escritor José Lins do Rego como o romancista que melhor retratou a decadência dos senhores dos engenhos da cana-de-açúcar.
e) O “romance de 30” retratou de forma mais direta a linguagem, o folclore e a vida social do Nordeste brasileiro, resgatando os valores e as tradições daquela sociedade patriarcal.
16. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Simões Lopes Neto.
a) Em CONTOS GAUCHESCOS, o autor cria o narrador Blau Nunes, um vaqueano que conta histórias vivenciadas por ele próprio na campanha do Rio Grande do Sul.
b) Em contos como TREZENTAS ONÇAS, o narrador aponta a lealdade e a honestidade como valores fundamentais para o gaúcho.
c) CANCIONEIRO GUASCA reúne canções de origem popular que se mantinham vivas na tradição oral.
d) O autor recria em sua obra a linguagem falada, utilizando termos gauchescos e lançando mão de comparações e imagens típicas do linguajar popular.
e) Os personagens de CONTOS GAUCHESCOS são construídos a partir de uma visão satírica e moralista dos habitantes da campanha gaúcha.
17. Assinale a afirmação correta sobre Lima Barreto.
a) TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA narra a trajetória vitoriosa do Major Quaresma em sua luta pela implantação do tupi-guarani como língua oficial do Brasil.
b) RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA apresenta um painel da vida cultural do Brasil revelando a rivalidade existente entre São Paulo e Rio de Janeiro.
c) Em CLARA DOS ANJOS, o autor retrata a vida nos subúrbios do Rio de Janeiro e mostra de forma idealizante as relações entre as classes sociais.
d) O conto O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS narra, num tom satírico, os artifícios utilizados por um homem para tornar-se um falso professor de javanês.
e) A linguagem do autor segue a tradição beletrista do início do século e é, por isso, repleta de preciosismos e rigor sintático.
18. Sobre a poesia de Oswald de Andrade é correto afirmar que
a) refere a cidade de São Paulo mediante imagens crepusculares em longos poemas narrativos de verso livre.
b) refere o contraste entre o dinamismo da cidade de São Paulo e a sobrevivência de traços coloniais no Brasil.
c) retoma a tradição indianista para apresentar o índio que contesta a civilização ocidental por meio de ritos e feitiços.
d) lança mão de sonetos para refletir sobre a brevidade da vida, a transitoriedade do amor e a iminência da morte.
e) explora o tema da decadência econômica do patriarcalismo paulista ao recordar saudosamente seus antepassados.
19. Sobre MACUNAÍMA, de Mário de Andrade, é correto afirmar que
a) narra as aventuras de um personagem que percorre boa parte do território brasileiro para encontrar um animal de estimação.
b) expõe a trajetória de três irmãos que se unem para enfrentar Wenceslau Pietro Pietra, um aristocrata paulista inimigo das vanguardas modernistas.
c) narra as aventuras de um personagem malandro em busca de um amuleto que ele descobre estar sob os cuidados de Wenceslau Pietro Pietra.
d) relata as experiências de um herói sem nenhum caráter que, ao conviver com operários e camponeses, engaja-se em uma organização sindical.
e) relata uma série de lendas do folclore brasileiro para ilustrar a trajetória do herói da narrativa, um índio nascido no início da colonização do Brasil.
20. Considere as seguintes afirmações sobre O TEMPO E O VENTO, de Érico Veríssimo.
I - Personagens como Pedro Missioneiro e Capitão Rodrigo Cambará estão envolvidos em episódios inseridos, respectivamente, na Guerra Guaranítica e na Revolução Farroupilha, eventos históricos da formação do RS.
II - O narrador em terceira pessoa identifica-se com Floriano Cambará, intelectual de esquerda que se propõe a relatar a história de sua família lançando mão do humor e de experimentalismos modernistas.
III - Rodrigo Terra Cambará, corajoso e mulherengo como seu antepassado, percorre uma carreira política que o leva ao secretariado do governo estadual e depois à chefia de um ministério.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
21. Aliando .......... ao estilo coloquial da poesia moderna, .......... inicia sua carreira com .........., mas logo passa a trabalhar com outras formas, inclusive poemas em prosa.
a) o tom crepuscular de inspiração simbolista - Carlos Nejar - SOMOS POUCOS, poema narrativo
b) a reflexão sobre a opressão política Mario Quintana - RUA DOS CATAVENTOS, livro de sonetos
c) o tom crepuscular de inspiração simbolista - Mario Quintana - SOMOS POUCOS, poema narrativo
d) a reflexão sobre a opressão política - Carlos Nejar - RUA DOS CATAVENTOS, livro de sonetos
e) o tom crepuscular de inspiração simbolista - Mario Quintana - RUA DOS CATAVENTOS, livro de sonetos
22. Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Graciliano Ramos.
I - VIDAS SECAS retrata o drama de uma família de sertanejos na luta pela sobrevivência num mundo assolado pela seca e estruturado a partir de um modelo sócio-econômico injusto.
II - Em SÃO BERNARDO, o autor narra a trajetória de Paulo Honório, desde sua ascensão econômica e social até sua absoluta decadência, revelando o momento de transformações históricas nas décadas de 20 e 30 no Brasil.
III - INFÂNCIA é uma autobiografia na qual o autor conta, em tom nostálgico, os anos de prosperidade de sua família, abordando com carinho a figura paterna.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
23. Assinale a afirmação correta sobre o Romance de 30.
a) Predominou, entre os autores, uma preocupação de renovação estética seguindo os padrões da vanguarda literária européia.
b) Na obra de José Lins do Rego, predomina a narrativa curta na recriação do modo de vida dos senhores de engenho.
c) Os autores, em suas obras, tematizaram os problemas sociais com o intuito de denunciar as agruras das populações menos favorecidas.
d) O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.
e) A obra de Jorge Amado pode ser considerada uma exceção, no conjunto da época, porque seus romances apresentam uma grande inovação na estrutura narrativa.
24. Considere as afirmações a seguir.
I - Em romances como A GUERRA NO BOM FIM e O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ, Moacyr Scliar cria personagens oriundos da comunidade de imigração judaica em Porto Alegre; posteriormente, como em A ESTRANHA NAÇÃO DE RAFAEL MENDES, o autor amplia o contexto e insere seus personagens na realidade social brasileira.
II - A obra de Caio Fernando Abreu apresenta uma temática essencialmente urbana, abordando questões como a solidão, a descrença e o desespero e enfatizando a realidade interior dos personagens.
III - Numa narrativa intimista, Lya Luft enfoca a condição feminina, inserindo suas personagens num universo familiar opressor do qual, em geral, não há saída senão a morte ou a loucura, como em AS PARCEIRAS e A ASA ESQUERDA DO ANJO.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
25. João Cabral de Melo Neto é o autor de .........., longo poema .........., numa composição em que a repetição de palavras e .......... são elementos mercantes.
a) OS BENS E O SANGUE - narrativo/descritivo sobre a cidade de Recife o rio Capibaribe - o lirismo confessional
b) O CÃO SEM PLUMAS - narrativo sobre Minas e os antepassados do poeta - o lirismo confessional
c) OS BENS E O SANGUE - narrativo/descritivo sobre a cidade de Recife e o rio Capibaribe - o ritmo de prosa
d) O CÃO SEM PLUMAS - narrativo/descritivo sobre a cidade de Recife e o rio Capibaribe - o ritmo de prosa
e) OS BENS E O SANGUE - narrativo sobre Minas e os antepassados do poeta - o ritmo de prosa
26. Considere as afirmações a seguir.
I - Na obra de Cecília Meireles os momentos de intenso intimismo, apresentados em linguagem elevada e abstrata e com imagens recorrentes (mar, areia, lua, etc.), são sobrepujados pela denúncia do cotidiano conturbado e ameaçador da grande cidade, vazada em vocabulário cotidiano e sintaxe fragmentária.
II - Ferreira Gullar publica, em 1976, POEMA SUJO, poema longo que procura incorporar o cotidiano e suas impurezas no quadro maior das recordações e da experiência do poeta, com referências à infância em São Luís, à experiência no Rio de Janeiro e ao exílio provocado pelo autoritarismo brasileiro nos anos 60 e 70.
II - O Concretismo propõe-se a valorizar o espaço visual na página, a explorar a palavra solta, fora da organização frasal, e a retomar o lirismo confessional e o subjetivismo romântico ao voltar-se para temas como a saudade e a mulher amada e inatingível.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
27. É correto afirmar que o conto A TERCEIRA MARGEM DO RIO apresenta
a) longos períodos compostos marcados por inversões sintáticas de nítido corte barroco.
b) cortes cronológicos abruptos para indicar a ação transcorrida na infância do narrador.
c) metáforas e comparações que revelam o ambiente noturno em que transcorre a ação.
d) deslocamentos de palavras que demonstram o caráter erudito, urbano e refinado do narrador.
e) linguagem coloquial, poucas vezes arcaica, para expor um episódio envolvendo a família do narrador.