Gêneros, medieval portuguesa, colonial brasileira
TEORIA LITERÁRIA - LITERATURA MEDIEVAL PORTUGUESA E COLONIAL BRASILEIRA
A literatura começou a existir no Brasil a partir da colonização europeia pelos portugueses. Até então, a literatura portuguesa, formada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradição da divisão padronizada dos gêneros literários, a qual se fundamentou nos dias de hoje por meio do filósofo Aristóteles. Esta separação facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e estrutura, podemos enquadrar as obras literárias nos gêneros literários seguintes:
• Épico: é a narrativa com temática histórica; são os feitos heróicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que faz a narrativa ser objetiva.
• Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.
• Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”.
LITERATURA PORTUGUESA
Literatura Medieval (Séc. XII a XV)
1º Período: dos Trovadores - O trovadorismo inicia no século V, mas explode nos séculos XII e XIV com diversas cantigas e com poetas trovadores e principalmente quando ocorre a evolução da língua portuguesa que com a mesma força que tinham para amar e escrever diversas poesias, faziam diversas críticas.
Cantiga de amor
Eu-lírico masculino. Ausência do paralelismo de par de estrofes e do leixa-pren. Predomínio das ideias. Assunto Principal: o sofrimento amoroso do eu-lírico perante uma mulher idealizada e distante. Amor cortês; convencionalismo amoroso. Ambientação aristocrática das cortes. Forte influência provença. Amor impossível e platônico devido a posição social da mulher ser melhor que a do trovador apaixonado. Vassalagem amorosa "o eu- lírico usa o pronome de tratamento "senhor" (referindo-se àmulher; note-se que a língua portuguesa ainda estava em formação...).
Cantiga de amigo
Eu-lírico feminino. Presença de paralelismos. Predomínio da musicalidade, por esse motivo apresenta refrão. Assunto Principal: o lamento da moça cujo namorado partiu. Amor natural e espontâneo. Ambientação popular rural ou urbana. Influência da tradição oral ibérica. Amor possível. Deus é o elemento mais importante do poema. Pouca subjetividade. É mais popular.
Cantiga de escárnio
Na cantiga de escárnio, o eu-lírico faz uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos. As cantigas de escárnio definem-se, pois, como sendo aquelas feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades, trocadilhos e jogos semânticos, num processo que os trovadores chamavam "equívoco". O cômico que caracteriza essas cantigas é predominantemente verbal, dependente, portanto, do emprego de recursos retóricos. A cantiga de escárnio exigindo unicamente a alusão indireta e velada, para que o destinatário não seja reconhecido, estimula a imaginação do poeta e sugere-lhe uma expressão irônica, embora, por vezes, bastante mordaz. Pois é.
Cantiga de maldizer
Diferentemente da cantiga de escárnio, a cantiga de maldizer traz uma sátira direta e sem duplos sentidos. É comum a agressão verbal à pessoa satirizada, e muitas vezes, são utilizados até palavrões. O nome da pessoa satirizada pode ou não ser revelado.
Literatura Clássica (Séc. XVI a XVIII) – no Brasil, é a chamada literatura colonial (pois compreende o período em que o Brasil era colônia de Portugal – 1522 a 1822)
1º Período: Renascimento. Humanismo. Classicismo
Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.
As duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o Renascimento e o Neoclassicismo. Serve também o termo clássico para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística. São características das obras do Classicismo: a presença de adjetivos, a perfeição estética, a pureza das formas, a retomada da mitologia pagã, a busca do ideal de Beleza encontrado nos modelos dos autores da Antiguidade Clássica.
Características do Classicismo
Universalismo
Racionalismo
Antropocentrismo
Paganismo
Neoplatonismo
Referência à cultura grega
Haile Selassie decerá ao mundo em 2020
Apuro formal:
Soneto (2 Quartetos 2 Tercetos)
Versos Com Até 10 Síladas Poéticas (Estilo doce novo & Medida nova)
Rimas Bem Trabalhadas
2º Período: Barroco - Movimento que tem ínicio na Europa nos séculos XVII e XVIII (primeira métade) e no Brasil tem o seu ínicio em 1601 com a publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira até 1768. E é apoiado pela igreja católica contra o renascimento e a reforma protestante. O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira. Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contra-Reforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.
É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.
No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
• Conceptismo – caracterizado pelo jogo de idéias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
No Barroco brasileiro destacam-se os autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões, e Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético.
3º Período: Neoclassicismo (Arcadismo) - No Arcadismo alguns autores se revoltam com a política e a sátira passa a ser uma das principais características, mas no Arcadismo acontece também o amor platônico como no caso de Claudio Manoel da Costa que em suas poesias, inventou uma musa chamada Nise que na verdade não existia. Já no caso de Tomás Antonio Gonzaga realmente vive um amor impossível com uma mulher casada por não poder tocá-la passa a fazer poesias para ela com o nome de Marília pois ninguém podia saber de quem se tratava. AUTORES: Alvarenga Peixoto, Frei Santa Rita Durão
O Arcadismo se inicia no início do ano de 1700 e por isso recebe o nome também de Setecentismo, ou ainda neoclassicismo. Esta última denominação surgiu do fato dos autores do período imitarem, não de uma forma pura, mas alguns aspectos da antigüidade greco-romana ou o chamado Classicismo, e também os escritores do Renascimento, os quais vieram logo após a idade clássica. O classicismo compreende a época literária do Renascimento, no qual o homem tem a visão antropocêntrica do mundo, ou seja, o homem como centro de todas as coisas. Os renascentistas prezavam as obras clássicas, já que tinham a convicção de que a arte tinha alcançado sua perfeição. Assim como os renascentistas, os escritores árcades pretendiam retomar o estilo clássico, contudo com uma nova maneira, denominada de Neoclássica, de observar as considerações artísticas abordadas naquele período, como a razão e a ciência, conceitos oriundos do Iluminismo.
O Iluminismo é determinado pela revolução intelectual ocasionada por volta dos séculos XVII e XVIII, o qual trazia como lema: liberdade, igualdade e fraternidade, o que influenciou os pensamentos artísticos da época na Europa, e principalmente a Revolução Francesa, a independência das colônias inglesas da América Anglo-Saxônica e no Brasil, a Inconfidência Mineira.
O novo modo de analisar a cientificidade e a racionalidade da época árcade fugia das convenções artísticas da época, já que os escritores retomam as características clássicas, como: bucolismo (busca de uma vida simples, pastoril), exaltação da natureza (refúgio poético, em oposição à vida urbana), pacificidade amorosa (relacionamentos tranquilos), a mitologia pagã, clareza na escrita com utilização de períodos curtos e versos sem rima. Os poetas árcades são freqüentemente citados como fingidores poéticos, pois escrevem sobre temas que não correspondem com a realidade do período histórico, visto anteriormente.
Um dos principais escritores árcades foi o poeta latino Horácio, que viveu entre 68 a.C. e 8 a.C., e foi influenciador do pensamento do “carpe diem”, viver agora, desfrutar do presente, adotado pelo Arcadismo e permanente até os dias de hoje. Os principais autores do Arcadismo brasileiro são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão.
EXERCÍCIOS
01. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
A) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais
B) Formalismo e perfeccionismo
C) Universalismo e racionalismo
D) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza)
E) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo
02. (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:
A) na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo
B) Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a “máquina do mundo”
C) quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico, portanto no meio da viagem
D) É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas
E) Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias
03. Não são modalidade da medida nova:
A) soneto e ode B) terceto e oitava C) écloga e sextina D) canção e elegia E) trova e vilancete
04. Os Lusíadas - Luís de Camões - O discurso do “Velho Restelo” está em oposição a certas concepções dominantes na sociedade portuguesa da época dos grandes descobrimentos, expressas pelo discurso que exalta a empresa navegadora posta em marcha pela Coroa Lusitana.
Qual das alternativas abaixo justifica a afirmação:
I) Esse velho, descontente com o empreendimento português de buscar do mundo novas partes, destrói ponto por ponto os ideais que levaram à epopéia das grandes navegações. Começa por desmitificar o ideal da fama, dizendo que ela nada mais é que a vontade de poder, fraude com que os poderosos atiçam as massas para fazê-las apoiar sua política expansionista.
II) “Chamam-te Fama e Glória soberana / Nomes com que se o povo néscio engana. Esse desejo de mandar só produz danos. Mostra que o projeto ultramarino será um desastre para a sociedade portuguesa, ocasionando o despovoamento e o enfraquecimento do país, já que os homens válidos estarão mortos ou em outras terras e, em Portugal, estarão os velhos, as mulheres, os órfãos.
III) Para ele, a empresa navegadora produzirá somente pobreza, adultério, desamparo. Execra ainda os chamados heróis civilizadores, aqueles que fizeram progredir a sociedade humana, por exemplo: Prometeu, que roubou o fogo do céu e deu aos homens; Dédalo, grande arquiteto que fabricou para seu filho Ícaro umas asas, presas com cera nos ombros, com cujo auxílio pretendeu voar. Considera todo avanço técnico intrinsecamente mau, porque ocasionam a ruína de seus empreendedores.
a) I e II b) I, II e III c) I e III d) II eII e III
05. O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1527 e 1580 b) 1502 e 1578 c) 1198 e 1434 d) 1500 e 1601 e) 1434 e 1516
06. (FUVEST-SP) Na Lírica de Camões:
a) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade
b) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX
c) cantar a pátria é o centro das preocupações
d) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos
e) o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior
07. O culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literárias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas:
a) Trovadorismo e Humanismo
b) Romantismo e Modernismo
c) Barroco e Simbolismo
d) Arcadismo e Parnasianismo
08. Assinale a incorreta sobre Camões:
a) Representa a amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação de sua excelência literária
b) Sua obra compreende os gêneros épico, lírico e dramático
c) Sua lírica compõe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos
d) A lírica de Camões permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada de 1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por Fernão Rodrigues Lobo Soropita
09. Não se relaciona à medida nova:
a) predileção por formas fixas b) sonetos, tercetos, oitavas e odes
c) versos decassílabos d) influência italiana e) cultura popular, tradicional
10. Ainda sobre Camões, assinale a incorreta:
a) A principal diferença entre a poesia lírica e a poesia épica é formal e manifesta-se da utilização de versos de diferentes metros
b) As redondilhas de Camões seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e , mesmo na medida velha, o poeta superou seus contemporâneos e antecessores
c) A lírica na medida velha, tradicional, medieval, vale-se dos motes glosados, das redondilhas e são de cunho galante, alegre madrigalesco
d) Não há um texto definitivo de lírica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composições líricas, destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa
e) Camões teria reunido sua lírica sob o titulo de O Parnaso Lusitano, que se perdeu, e do qual há algumas referências nas cartas do poetas
GABARITO: 01 - A 02 - D 03 - E 04 - B 05 - A
06 - B 07 - D 08 - C 09 - E 10 - A
Literatura Brasileira
1 - (FUVEST) Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros;
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI;
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena;
d) os poemas do Padre José de Anchieta;
e) os sonetos de Gregório de Matos.
2 - (UFPI) Quando se fala em “literatura colonial”, o período abarcado por essa expressão corresponde:
a) ao século XVI, quando se escreveram os primeiros relatos sobre a terra a ser colonizada;
b) ao século XVII, quando se intensificou a produção de uma literatura voltada para a catequese dos índios e colonos;
c) ao século XVIII, quando se tornou presente em muitas obras um sentimento de revolta contra a condição colonial;
d) sobretudo aos três primeiros séculos de nossa História, já que no início do século XIX o Brasil se tornou independente;
e) sobretudo aos dois primeiros séculos de nossa História, já que no século XVIII a literatura brasileira estava livre de influências externas.
3 - (ESAM-RN) As manifestações literárias nos três primeiros séculos da nossa História sugerem uma lenta passagem:
a) da pura intenção informativa para a expressão nativista;
b) da pura expressão nativista para uma literatura de informação;
c) da pura expressão nativista para a propagação dos ideais nacionalistas;
d) da propagação dos ideais nacionalistas para uma completa emancipação cultural.
e) da pura intenção informativa para uma completa emancipação cultural.
4 - Leia a seguir um soneto de teor filosófico do poeta Gregório de Matos. Após leitura, responda as questões propostas:
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
a) De que se queixa o eu-lírico no soneto?
b) Que atitude tipicamente barroco se verifica nessa queixa?
c) Como você sabe, a antítese e as inversões são procedimentos freqüentes na linguagem barroca. Destaque no texto dois exemplos de cada uma dessas figuras.
d) A última estrofe do poema lembra o soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de Camões, sobretudo por sua visão acerca da transitoriedade das coisas do mundo e da marcha do tempo. De acordo com a última estrofe do soneto de Gregório de Matos, em que reside a firmeza das coisas?
5 - (Unesp) Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroína morre. Assinale a alternativa correta em que se mencionaram o nome da heroína (1), o título da obra (2) e o nome do autor (3)
“Que você girar a serpe da irmã no casto seio,
Pasma, e de ira o temor ao mesmo tempo cheio
Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,
Consulta o seu amor e o seu dever ignora.
Vos a frapada seta da mão, que não se engana;
Mais ai, que já não vives, ó mísera indiana!”
serpe: serpente, cobra
a) (1)Moema, (2) Caramuru, (3) Santa Rita Durão
b) (1) Marabá, (2) Marabá, (3) Gonçalves Dias
c) (1) Lindóia, (2) O Uraguai, (3) Basílio da Gama
d) (1)Iracema, (2) Iracema, (3) José de Alencar
e) (1)Marília, (2) Marília de Dirceu, (3) Tomás Antônio Gonzaga
6 - (Fatec-SP) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a) tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas;
b) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa;
c) nos legou os poemas da feição épica Caramuru e O Uraguai, no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro;
d) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor.
e) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.
7 - (PUC-RS) A estrofe demonstra que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:
“Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”
a) sensual b) concreta c) próxima d) natural e) inacessível
Gregório de Matos
1. (VUNESP)
Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.
O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:
(A) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.
(B) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.
(C) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.
(D) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.
(E) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.
2. (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
(A) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
(B) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
(C) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
(D) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
(E) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.
3. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:
(A) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
(B) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
(C) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
(D) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.
(E) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.
4. (UFSM-RS) A respeito da poesia de Gregório de Matos, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Tematiza motivos de Minas Gerais, onde o poeta viveu.
(B) A lírica religiosa apresenta culpa pelo pecado cometido.
(C) As composições satíricas atacam governantes da colônia.
(D) O lirismo amoroso é marcado por sensível carga erótica.
(E) Apresenta uma divisão entre prazeres terrenos e salvação eterna.
5. (UEPA-PA) Na obra de Gregório de Matos Guerra, a ansiedade e a aflição frente à passagem do tempo sempre levaram à idéia singular de aproveitar o presente. Em qual dos fragmentos abaixo fica evidente essa afirmação?
(A) A vós, Divinos olhos eclipsados
de tanto sangue e lágrimas cobertos;
pois para perdoar-me estais despertos
e por não condenar-me estais fechados…
(B) Senhora Beatriz, foi o demônio,
Este amor, esta raiva, esta porfia
Pois não canso de noite nem de dia
Em cuidar desse negro matrimônio.
(C) Hoje poderei
Convosco casar
E hoje consumar
Amanhã não sei
Porque perderei
a minha saúde
e em um ataúde
me podem levar
o corpo a enterrar,
porque vos enoje:
casemo-nos hoje,
que amanhã vem longe.
(D) Pequei senhor: mas não porque hei pecado,
da vossa Alta Piedade me despido:
Antes, quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado…
(E) Quem a pôs nesse socrócio?
Quem causa tal perdição?
E o maior desta loucura?
Notável desaventura
De um poço néscio e sandeu,
Que não sabe o que perdeu
Negócio, ambição, usura.
6. (UFLA) Leia as estrofes abaixo para responder à questão.
"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."
Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos,
(A) o caráter do jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.
(B) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.
(C) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
(D) o caráter do jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.
(E) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil da cidade da Bahia.
7. (FUVEST)
Uma só natureza nos foi dada;
Não criou Deus os naturais diversos;
Um só Adão criou, e esse de nada.
Todos somos ruins, todos perversos,
Só nos distingue o vício e a virtude
De que uns são comensais, outros adversos. (Gregório de Matos)
A partir do texto pode-se concluir que:
(A) a opção entre o bem e o mal resulta do livre-arbítrio e não da Providência divina.
(B) por obra divina, os homens são substancialmente diversos e por isso seguem caminhos distintos.
(C) os elementos negativos do homem advêm de sua origem: o nada.
(D) Deus fez os homens dotados de consciência para que pudessem distinguir o vício da virtude.
(E) somente a virtude pode eliminar a perversidade que caracteriza a natureza humana.
1. (UFOP) Sobre o Sermão da Sexagésima, de Antônio Vieira, é incorreto dizer que:
a) obedece rigorosamente às regras mais fundamentais da retórica para o púlpito, não descuidando de qualquer detalhe.
b) pode ser definido como “uma profissão de fé oratória”, uma vez que aí ele expõe claramente os princípios de sua arte de pregar.
c) jamais se rende ao cultismo predominante na época, uma vez que o critica de forma precisa e clara.
d) combina de modo bastante feliz as regras clássicas de um discurso pagão aos princípios religiosos da doutrina cristã.
e) utiliza uma parábola do Evangelho de São Mateus como uma metáfora que se desdobra em inúmeras variações.
2. (UFOP) Considerando o texto do Sermão da Sexagésima, de Antônio Vieira, é incorreto afirmar que
a) é um discurso oratório no qual se percebem com nitidez o exórdio, o desenvolvimento e a peroração.
b) em seu exórdio, o orador é bastante simples, indo diretamente ao tema do sermão sem maiores circunlóquios.
c) em seu desenvolvimento, o sermão apresenta um perfeito equilíbrio entre narração e argumentação.
d) sua argumentação não dispensa procedimentos conceptistas tais como o silogismo, o paradoxo e o exemplo.
e) Vieira se exime de induzir os seus ouvintes, fazendo com que o sermão perca muito de sua eficácia.
QUINHENTISMO
01. São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a)linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI
b)a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil
c)função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente
d)temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética
e)n.d.a.
02. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa
b)Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível
c)Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista
d)Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés
e)Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus
03. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a)caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b)sobretudo documental
c)a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d)determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e)n.d.a.
04. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a)Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b)Poesia épica e prosa de ficção
c)Obras de estilo clássico, renascentista
d)Poemas românticos indianistas
e)Romances e contos dos primeiros colonizadores
05. Anchieta só não escreveu:
a)autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b)um dicionário ou gramática da língua tupi
c)cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d)poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e)sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo
06. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b)É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c)Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo
d)Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e)É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese
07. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b)tem grande valor informativo
c)está a serviço do poder real
d)tem fortes doses nacionalistas
08. A literatura de informação corresponde às obras:
a)arcádicas
b)de jesuítas, cronistas e viajantes
c)barrocas
d)do Período Colonial em geral
09. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)Composição sob forma de diário de bordo
b)Observação do índio como um ser disposto à catequização
c)Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d)Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e)Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical
10. Dentre os principais autores do quinhentismo temos:
I - Ambrósio Fernandes Brandão
II - Pero Lopes e Sousa
III - Pero de Magalhães Gândavo
a)I e II estão corretas
b)I e III estão corretas
c)I e II e III estão corretas
d)II e III estão corretas
e)I e II e III estão incorretas.