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Exercícios sobre ROMANTISMO

Exercícios sobre ROMANTISMO

Exercícios - Romantismo (Respostas ao final)

Questão 01)  

Leia o seguinte fragmento de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.

 

II

Em fundos vasos d'alvacenta argila

            Ferve o cauim;

Enchem-se as copas, o prazer começa,

            Reina o festim.

 

O prisioneiro, cuja morte anseiam,

            Sentado está,

O prisioneiro, que outro sol no ocaso

            Jamais verá!

 

A dura corda, que lhe enlaça o colo,

            Mostra-lhe o fim

Da vida escura, que será mais breve

            Do que o festim!

 

Contudo os olhos d'ignóbil pranto

            Secos estão;

Mudos os lábios não descerram queixas

            Do coração.

 

Mas um martírio, que encobrir não pode,

            Em rugas faz

A mentirosa placidez do rosto

            Na fronte audaz!

DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os Timbiras.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 13.

 

Durante o Romantismo, foram simultaneamente escritos poemas com características líricas e épicas. Nessa perspectiva, o fragmento de I-Juca Pirama constitui uma mistura de gêneros por

 

a)    descrever o ambiente de sacrifício e as características físicas do prisioneiro.

b)    contar o que se passa no coração dos Timbiras e no coração do prisioneiro.

c)    apresentar a preparação do sacrifício do prisioneiro e o seu estado de espírito.

d)    mostrar a vontade dos Timbiras em matar seu prisioneiro, descrevendo as suas condições físicas.

e)    evitar descrever o estado de ânimo dos Timbiras e se abster de apresentar o do prisioneiro.

 

Questão 02)  

Acerca da protagonista do romance Iracema, de José de Alencar, pode-se dizer que

 

I.     é uma heroína romântica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com a sua própria tribo e se entregar a Martim.

II.    é uma personagem integrada à natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco civilizado e se entrega a ele.

III.   possui grande beleza física, descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representação do Brasil pré-colonizado.

 

Está(ão) correta(s)

 

a)    apenas I.

b)    apenas I e II.

c)    apenas I e III.

d)    apenas II e III.

e)    todas.

 

Questão 03)  

Leia os dois excertos da poesia de Castro Alves.

 

Texto 1

 

Senhor Deus dos Desgraçados!

Dizei-me Vós, senhor Deus!

Se é loucura...se é verdade

Tanto horror perante os céus...

 

Texto 2

 

Na selva sombria de tuas madeixas,

nos negros cabelos de moça bonita,

fingindo a serpente que enlaça a folhagem,

formoso enroscava-se o laço de fita.

 

Sobre esses versos e seu autor, podemos afirmar:

 

1.   os excertos representam as duas tendências da sua poesia: social/condoreira e lírico/amorosa.

2.   superando o individualismo dos românticos brasileiros, Castro Alves deu a sua arte um sentido social e revolucionário, como podemos ver no excerto 1.

3.   seu lirismo amoroso poetizou as mulheres em ardentes versos, como vemos no excerto 2, em linguagem muito rebuscada.

 

Estão corretas:

 

a)   1, 2 e 3

b)   1 apenas

c)   2 apenas

d)   3 apenas

e)   1 e 2 apenas

 

Questão 04)  

Em relação ao Romantismo é correto afirmar que

 

a)    os símbolos nacionais são exaltados e idealizados como expressão de amor à Pátria e formação de uma identidade.

b)    valoriza, na obra literária, o indivíduo e toda a sua complexidade, enfatizando a necessidade do controle racional.

c)    os textos literários traçam o perfil de anti-heróis que agem, sofrem e superam obstáculos para se qualificarem como exemplares.

d)    a literatura romântica combate os valores burgueses, dentre os quais estão a honra, o trabalho, a sinceridade e o heroísmo.

e)    a linguagem dos textos românticos é marcada pela rigidez, em que as fórmulas literárias contribuem para a expressão dos sentimentos.

 

Questão 05)  

Assinale a alternativa correta sobre a prosa romântica no Brasil.

 

a)   Retrata uma série de transformações econômicas, científicas e ideológicas, decorrentes de uma nova revolução industrial.

b)   Tem como principais características o racionalismo, a imitação dos clássicos, o bucolismo e o pastoralismo.

c)   Iniciou em meados do século XVI e caracteriza-se pela fluidez do tempo, que coloca o homem diante de um dilema: viver a vida ou preparar-se para a morte?

d)   Há o predomínio da objetividade, da observação, da verossimilhança e, principalmente, de uma visão cientificista da existência.

e)   Tem em José de Alencar um dos seus autores mais expressivos e também nomes como Joaquim Manoel de Macedo e Bernardo Guimarães, entre outros.

 

Questão 06)  

“No período romântico, a Literatura de cada nação européia buscava freqüentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo.”

(José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza. Iniciação à Literatura Brasileira, p. 115)

 

Esta reflexão se refere ao:

 

a)   Ultra-Romantismo.

b)   Indianismo.

c)   Condoreirismo.

d)   Medievalismo.

e)   Individualismo.

 

Questão 07)  

Em relação ao Romantismo, é verdadeiro afirmar que foi uma corrente literária

 

a)   da segunda metade do século XVII que se caracterizou pela total obediência às regras vigentes na época.

b)   cujos seguidores eram contra o arrebatamento lírico e preconizavam a arte pela arte, o virtuosismo técnico e o primado da razão sobre o sentimento.

c)   cujas principais características foram a liberdade de criação, a primazia da emoção sobre a razão, o subjetivismo, o culto da natureza, a evasão no tempo e no espaço.

d)   surgida logo após a Primeira Guerra Mundial e caracterizada por obras em prosa profundamente marcadas pela angústia da existência e pelo absurdo da condição humana.

e)   extremamente rica, que veio à luz na época do Renascimento e cujas primeiras manifestações revalorizavam os ideais clássicos de beleza, tais como: o equilíbrio, a harmonia e a clareza de expressão.

 

Questão 08)  

Leia o trecho abaixo, extraído de Navio Negreiro, de Castro Alves, e as alternativas.

 

Era um sonho dantesco!... o tombadilho,

Que das luzernas avermelha o brilho,

Em sangue a se banhar.

Tinir de ferros... estalar de açoite...

Legiões de homens negros como a noite,

Horrendos a dançar...

 

Negras mulheres, suspendendo às tetas

Magras crianças, cujas bocas pretas

Rega o sangue das mães:

Outras, moças, mas nuas e espantadas,

No turbilhão de espectros arrastadas,

Em ânsia e mágoa vãs!

 

Nesse fragmento, o poeta

 

I.    denuncia a permanência do tráfico de escravos, embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850.

II.    descreve a luta dos negros, transportados no navio, contra os seus opressores, apontando para a possibilidade de libertação.

III.   usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata.

IV.  alude, com a expressão “sonho dantesco” ao “Inferno”, de A Divina Comédia, para enfatizar o drama dos condenados à escravidão.

 

As afirmativas corretas são

 

a)   I e II.

b)   I e IV.

c)   II e III.

d)   III e IV.

e)   I, III e IV.

 

Questão 09)  

O Romantismo, no Brasil, nasceu com o projeto de se criar uma literatura nacional, diversa da portuguesa e, principalmente, da que fora cultivada nos três primeiros séculos da colonização. Dentro desse discurso de autonomia literária e identidade nacional, assinale a alternativa correta sobre a prosa e a poesia romântica brasileira.

 

a)   O fervor religioso, traço característico da formação do caráter brasileiro, marca predominantemente a poesia de Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Machado de Assis.

b)   Os poetas vão buscar na antiguidade clássica o modelo de literatura ideal para compor a nova literatura pátria.

c)   Sendo uma literatura que busca construir uma identidade nacional (no caso, a brasileira), podemos constatar na prosa — romances e contos —, particularmente nos personagens principais, ora heróis de origens africanas, ora de origens portuguesas.

d)   É na prosa de José de Alencar, tanto pela natureza quanto pela extensão dos temas abordados, que vamos encontrar o projeto romântico mais bem acabado de autonomia literária.

e)   Em mais de uma dezena de romances publicados entre os anos de 1860 e 1870, José de Alencar tem sua prosa marcada e perpassada, em quase totalidade, pela figura do Bom Selvagem como personagem principal.

 

Questão 10)  

Conhecido como o poeta dos escravos, Castro Alves marca sua poesia pela forte indignação para com a condição degradante e sub-humana do cativo. Porém, vamos encontrar também na sua poesia versos que falam dos encantos da mulher amada, do progresso e da técnica. Dentre os poemas abaixo, assinale qual deles pertence ao poeta baiano.

 

a)   Alma cheia de fogo e mocidade

Que ante a fúria dos reis não se acobarda,

Sonhava nesta geração bastarda

Glórias e liberdade.

b)   A praia é tão longa! E a onda bravia

As roupas de gaza te molha de escuma;

De noite — aos serenos — a areia é tão fria,

Tão úmido o vento que os ares perfuma!

c)   Minh’alma é toda saudade,

De saudades morrerei,

Disse-me, quando, minh’alma

Em saudades lhe deixei

d)   Para as estrelas de cristais gelados

As ânsias e os desejos vão subindo,

Galgando azuis e siderais noivados

De nuvens brancas e amplidão vestindo.

e)   Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra

E as promessas divinas da esperança...

 

Questão 11)  

Considerando o fragmento abaixo, assinale a alternativa correta.

 

Era no tempo do rei.

Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda cortando-se mutuamente chamava-se nesse tempo – O canto dos meirinhos –; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de pequena consideração).

Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual passavam os terríveis combatentes de citações, provarás, razões principais e finais e todos esses trejeitos judiciais que chamava o processo.

Daí sua influência moral.

(ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um

sargento de milícias. São Paulo: Moderna, 1993.)

 

a)   No romance de Manuel Antônio de Almeida, o ambiente social em que transcorre a ação é o Rio de Janeiro. Romance monótono nas suas intrigas jurídicas pela ação dos desembargadores e meirinhos (“gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária”), pode ser considerado um romance de “fórum” por apresentar uma série de debates sobre as leis e as audiências que envolvem a personagem malandra de Leonardo Pataca.

b)   Memórias de um sargento de milícias é uma obra que retrata a vida requintada do Rio de Janeiro, personagens populares e da alta sociedade, como desembargadores e meirinhos, documentando debates, costumes diversos, como procissões, vida em família e, principalmente, hábitos de pessoas refinadas que ofereciam festas nos salões aristocráticos.

c)   Memórias de um sargento de milícias é uma obra inovadora para sua época e pode ser considerada o romance de costumes do Romantismo brasileiro, que privilegia a cultura aristocrática urbana e seu caráter requintado, mas revela certos costumes das personagens simples do povo, tais como freqüentar festas religiosas e encontros festivos (piqueniques) fora da cidade.

d)   O romance em questão é considerado pela crítica especializada o documento fiel de uma determinada época: o período de D. João VI no Brasil e o sinal de mudança da mentalidade colonial para a vida aristocrática, representada pelos costumes da maioria das personagens que compõe a obra, como, por exemplo, a vida em família e os luxuosos bailes na Corte.

e)   O romance Memórias de um sargento de milícias apresenta um verdadeiro quadro de costumes, ao retomar o período de D. João VI no Brasil (“Era no tempo do rei; Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei”). Transformações e mudança de contexto colonial para a vida da Corte são descritas nas atividades que mostram aspectos da vida social da época, tais como danças, vida em família e eventos religiosos (procissões, por exemplo).

 

Questão 12)   

Representante máximo do ultra-romantismo, Álvares de Azevedo escreveu não só poemas, mas também teatro e prosa narrativa – é o caso de Noite na Taverna.

Sobre esse livro e seu autor, assinale a alternativa correta.

a)   Trata-se de um romance em que o protagonista é um típico herói romântico, sentimental e melancólico.

b)   Essa prosa é toda construída num clima de sonho e de delírio, ressaltando-se a dimensão fantástica tão cara aos byronianos.

c)   Como era próprio à arte romântica, os personagens dessa obra expressam a crença nos valores sociais, morais e religiosos, alicerces de uma cultura civilizada.

d)   Todos os personagens perseguem o amor sensual e o gozo físico, constituindo essa ação o motor do enredo em Noite na Taverna, cujo desfecho aponta para a satisfação de todos os rapazes da história.

e)   Pelo estilo de crônica que assume a prosa em Noite na Taverna, pode-se classificá-la como prérealista, como foram os romances Senhora, de Alencar, e Memórias de um Sargento de Milícias, de Almeida.

 

Questão 13)   

Leia as seguintes afirmações sobre as três gerações românticas da literatura brasileira e assinale a resposta correta.

I.    A primeira geração, também conhecida como nacionalista, busca recuperar o medievalismo do Velho Continente, reconformando, para tanto, a figura do índio brasileiro, que se torna europeizado.

II.    A segunda geração é conhecida como byroniana, de extremo idealismo, subjetividade, negativismo e morbidez da infância.

III.   A terceira geração, chamada de condoreira, tem em Castro Alves seu principal representante. Sua poesia social tem teor libertário.

IV.  A terceira geração tinha índole burguesa, com valores assentados na valorização da propriedade rural e no escravagismo.

V.   A primeira geração, ao implantar o Romantismo no Brasil, serve-se de valores da Idade Média, valores cristãos, portanto, alinhando-se a uma concepção de mundo teocêntrica.

VI.  A segunda geração é também chamada de ultra-romântica, pois apresentava extremo pessimismo, egocentrismo, exaltação da morte, supremo desencanto e desilusão.

 

Estão corretas somente as afirmativas:

a)   I, II, III e IV

b)   I, III, V e VI.

c)   I, II, V e VI.

d)   II, III, V e VI.

e)   II, IV, V e VI.

 

Questão 14)   

A poesia Romântica desenvolveu-se em três gerações: Nacionalista ou Indianista, do Mal-do-século e Condoreira. O Indianismo de nossos poetas românticos é:

a)   um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da Capitania de São Vicente.

b)   um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.     

c)   uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação de bravura, heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

d)   uma forma de apresentar o índio em toda a usa realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça do Brasil.

e)   um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.

 

Questão 15)  

A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características variadas, muitas vezes divergentes entre si. Assinale, abaixo, a alternativa que associa corretamente uma característica do nosso Romantismo e o poeta romântico que melhor a representa:

a)   indianismo — Álvares de Azevedo

b)   nacionalismo — Tomás Antônio Gonzaga

c)   expressão do mal-do-século — Gonçalves Dias

d)   denúncia da realidade sociopolítica — Castro Alves

e)   abolicionismo — Cruz e Sousa

 

Questão 16)   

O Romantismo foi um movimento marcado pelo individualismo e pelo egocentrismo. Com freqüência, o destino da grandeza individual dos escritores românticos era o distanciamento pessoal da vida em sociedade, através da solidão voluntária.

Considerando esse aspecto, leia o poema de Castro Alves e analise as questões a seguir.

 

O livro e a América

Oh! Bendito o que semeia

Livros, livros à mão cheia...

E manda o povo pensar...

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.

(Castro Alves)

 

a)   Castro Alves supera o extremo individualismo dos poetas anteriores de sua geração, dando ao Romantismo um sentido social e revolucionário.

b)   Através do isolamento e da fuga à realidade, Castro Alves traduz o desinteresse dos poetas românticos pelo público leitor.

c)   Castro Alves não apenas realizou uma poesia humanitária, participando de toda a propaganda abolicionista e republicana, como celebrou a instrução.

d)   O poeta vê a leitura como um instrumento de libertação.

e)   A poesia de Castro Alves pertence ao Realismo, e não ao Romantismo.

 

Questão 17)    

Com relação ao Romantismo brasileiro, é INCORRETO afirmar que

a)   a sua instauração no Brasil coincidiu com o processo de consolidação da independência do País.

b)   as três gerações desse movimento literário são: geração nacionalista ou indianista, geração do mal-do-século e geração condoreira.

c)   os românticos cultivam o nacionalismo através da exaltação da natureza, da Pátria, do retorno ao passado histórico e da criação do herói nacional.

d)   os narradores do Romantismo mostravam um homem que não se adaptava à vida na Colônia e que denunciava veemente as mazelas da corte.

e)   a razão, para o romântico, fica em segundo plano; sua maneira de analisar e expressar a realidade obedece ao sentimento, considerado como grande valor da vida do indivíduo.

 

Questão 18)   

Considerando Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, assinale a alternativa correta:

a)   Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, utiliza- se de uma linguagem marcada pela dualidade, em que se debatem duas formas distintas de ver e pensar a realidade.

b)   Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, divide- se em três partes, em que se pode surpreender uma concepção estática e homogênea de literatura.

c)   Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, vale- se de uma linguagem de tom essencialmente descritivista.

d)   Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, caracteriza- se pelo uso de uma linguagem que busca inspiração nos modelos da Antigüidade clássica.

e)   Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, traz um eu lírico que, diferentemente de seus contemporâneos, atinge a plena realização amorosa.

 

Questão 19)   

Leia o fragmento poético a seguir:

 

Lembrança de morrer

[...]

De meu pai... de meus únicos amigos,

Poucos, – bem poucos – e que não zombavam

Quando, em noites de febre endoidecido,

Minhas pálidas crenças duvidavam.

[...]

Descansem o meu leito solitário

Na floresta dos homens esquecida,

À sombra de uma cruz, e escrevam nela:

– Foi poeta – sonhou – e amou na vida.

CANDIDO, Antonio. Melhores poemas de Álvares de Azevedo. 5. ed. São Paulo: Global, 2002. p. 45-46.

 

O significado do título “Lembrança de morrer” e a própria construção textual revelam o caráter diferenciador da poesia ultra-romântica de Álvares de Azevedo, que se expressa nesses versos pela

a)   idealização amorosa.

b)   tensão reflexivo-crítica.

c)   veia humorístico-satânica.

d)   manifestação erótico-sensual.

e)   celebração do amor demoníaco.

 

Questão 20)   

No Brasil, infelizmente, ainda esta revolução poética se não fez completamente sentir, nossos vates renegam sua pátria, deixam de cantar as belezas das palmeiras, as virgens das florestas, para saudarem os deuses do politeísmo greco-romano.

Adaptado de J.M.P.Silva

 

Essa crítica, publicada em 1836, contesta um estilo literário exemplificado pelo seguinte fragmento:

a)    Crioula! o teu seio escuro / Nunca deste ao beijo impuro! (Castro Alves)

b)    Última flor do Lácio, inculta e bela, / És, a um tempo, esplendor e sepultura: (Olavo Bilac)

c)    Vênus desmaia na infinita altura. (Alberto de Oliveira)

d)    Falam Deuses nos cantos do Piaga, (Gonçalves Dias)

e)    Vem, Cupido, soltar-me destes laços: (Alvarenga Peixoto)

 

Questão 21)     

Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras, exceto:

a)    expressão de nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.

b)    desenvolvimento do teatro nacional.

c)    análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.

d)    expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.

e)    caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.

 

Questão 22)      

Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há que negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.

Machado de Assis

 

As palavras acima, em texto crítico de 1873, acerca de escritores da época, poderiam ter sido sugeridas pela leitura do seguinte fragmento:

a)    E, enquanto o povo do Brasil convulso

Em nova lira canto, em novo plectro,

Fazei que fidelíssimo se veja

O vosso trono em propagar-se a Igreja.

                                                     Santa Rita Durão

b)    As festas, e batalhas mal sangradas

Do povo Americano, agora extinto,

Hei de cantar na lira. - Evoco a sombra

Do selvagem guerreiro! ...

                                                     Gonçalves Dias

c)    Não é de águas apenas e de ventos,

No rude som, formada a voz do Oceano:

Em seu clamor - ouço um clamor humano,

Em seu lamentos - todos os lamentos.

                                                     Alberto de Oliveira

d)    Era nesses momentos que dava plena expansão às saudades da pátria, com aquelas cantigas melancólicas em que sua alma de desterrado voava das zonas abrasadas da América para as aldeias da sua infância.

                                                     Aluísio de Azevedo

e)    O problema social para o progresso de uma região como o Brasil está na substituição de uma raça híbrida, como a dos mulatos, por europeus.

                                                     Graça Aranha

 

Questão 23)   

A respeito da poesia romântica, assinale como VERDADEIRAS as afirmações que estão corretas e como FALSAS as que não o são.

a)   Castro Alves pode ser considerado um poeta mais ligado à estética realista do que ao Romantismo, pela linguagem contundente com que analisa os problemas sociais da época.

b)   Na obra da segunda geração de poetas românticos brasileiros, encontram-se o tédio da vida e o cultivo da idéia da morte.

c)   Se eu morresse amanhã é um poema em que predomina a função emotiva da linguagem, acentuando o individualismo e o subjetivismo exacerbados.

d)   Gonçalves Dias foi um dos primeiros poetas românticos brasileiros e sua obra está marcada pelo indianismo, um dos temas marcantes da época.

e)   Casimiro de Abreu cultivou, em seus poemas, o tema da saudade da Pátria, em função do exílio que sofreu em Portugal, ao lado do lirismo amoroso.

 

Questão 24)     

Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar anseios nacionalistas. Tal estilo foi:

a)    o Romantismo

b)    o Barroco

c)    o Realismo-Naturalismo

d)    o Modernismo

e)    o Neoclassicismo

 

Questão 25)     

Leia atentamente os trechos de três poemas, selecionados abaixo:

 

I

“Descansem o meu leito solitário

Na floresta dos homens esquecida,

À sombra de uma cruz e escrevam nela;

– Foi poeta, sonhou e amou na vida.”

 

II

“Tarde, a vida me ensina

esta lição discreta:

a ode cristalina

é a que se faz sem poeta.”

 

III

“Poetas! Amanhã ao meu cadáver

Minha tripa cortai mais sonorosa!...

Façam dela uma corda e cantem nela

Os amores da vida esperançosa!”

 

Desses fragmentos, pertence(m) à estética Romântica:

a)   somente o I.

b)   apenas o I e o II.

c)   apenas o I e o III.

d)   nenhum deles.

e)   todos eles.

 

Questão 26)    

NÃO é próprio do Romantismo:

a)   Valorizar o indivíduo, o seu mundo interior, os seus sentimentos;

b)   Explorar assuntos nacionais como História, tradições, folclore, etc;

c)   Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;

d)   Valorizar temas fúnebres e soturnos.

e)   Apresentar personagens construídos sob a ótica determinista, condicionados pela hereditariedade, meio ambiente e momento notório;

 

Questão 27)     

TEXTO

“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros do que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeir.

O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”

(ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Scipione, 1994, p. 10)

 

Após a independência, século XIX, a nova nação “precisava ajustar-se aos padrões de modernidade da época. […] Havia a necessidade de auto-afirmação da Pátria que se formava.”

(NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998. p. 125.)

 

No texto, temos uma das formas significativas do nacionalismo, sintetizado pelo:

a)   realismo naturalista

b)   sentimentalismo realista

c)   romantismo indianista

d)   bucolismo neoclassicista

e)   nativismo modernista

 

Questão 28)  

TEXTO

Por que tardas, Jatir, que tanto a custo

À voz do meu amor moves teus passos?

Da noite a viração, movendo as folhas,

Já nos cimos do bosque rumoreja.

 

Eu sob a copa da mangueira altiva

Nosso leito gentil cobri zelosa

Com mimoso tapiz de folhas brandas,

Onde o frouxo luar brinca entre flores.

Gonçalves Dias

 

O texto confirma que:

a)    os poetas românticos afastaram-se da rigidez dos modelos clássicos, buscando a adequação entre conteúdo emotivo e linguagem musical.

b)    a temática regionalista, explorada criticamente pelo Romantismo, representou a busca das origens autenticamente nacionais.

c)    somente a partir da segunda geração romântica os autores brasileiros conseguiram tematizar aspectos da cultura nacional, afastando-se da tradição européia.

d)    a representação lírica da exuberante natureza brasileira é o aspecto mais significativo da poesia da terceira geração romântica.

e)    a primeira geração romântica, no Brasil, tem como traços estilísticos caracterizadores o egocentrismo exacerbado, o tom lírico confessional e o erotismo amoroso.

 

Questão 29)

TEXTO

01Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, 02e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita 03ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora 04simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-se-05lhe em roda em amplas ondulações parecia uma nuvem, do seio da 06qual se erguia a cantora como Vênus nascendo da espuma do mar, ou 07como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas. (...) 08Entretanto, abre-se sutilmente a cortina de cassa de uma das portas 09interiores, e uma nova personagem penetra no salão. Era também uma 10formosa dama ainda no viço da mocidade, bonita, bem feita e elegante. 11(...) Mas com todo esse luxo e donaire de grande senhora nem por isso 12sua beleza deixava de ficar algum tanto eclipsada em presença das 13formas puras e corretas, da nobre singeleza (...) da cantora. Todavia 14Malvina era linda, encantadora mesmo, e posto que vaidosa de sua 15formosura e alta posição, transluzia-lhe nos grandes e meigos olhos 16azuis toda a nativa bondade de seu coração.

                                                                                  Bernardo Guimarães

Obs.: donaire = graça no manejo do corpo, no andar; distinção.

 

Assinale a alternativa que apresenta significativo traço do estilo romântico comprovado com passagem do texto.

a)   A contenção emotiva, que caracteriza a descrição panorâmica, aliada ao uso de clichê da tradição mitológica: Vênus nascendo da espuma do mar (ref. 06).

b)   A associação de características da figura feminina a imagens fluidas e voláteis – nuvem, espuma do mar, brumas vaporosas (ref. 05, 06 e 07) –, criando atmosfera de envolvente devaneio.

c)   O contraste que se estabelece entre “matéria” e “espírito”: a idealização do esplendor físico da mulher aristocrática, em oposição à frivolidade de seu caráter (vaidosa de sua formosura e alta posição, ref. 14 e 15).

d)   A opção pela prosa descritiva permite as divagações egocêntricas (em amplas ondulações parecia uma nuvem, ref. 05), em detrimento de um registro de aspectos do mundo social.

e)   A descrição pormenorizada e crítica de um universo feminino, caracterizado por personagens que se deixam dominar pelos instintos e valores materialistas da sociedade burguesa: os requintes da beleza física, por exemplo (formosa dama... bonita, bem feita e elegante, ref. 10).

Questão 30) 

TEXTO I

 

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.

(ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1994, cap 2.)

 

     TEXTO II

 

(Iracema voou)

 

Iracema voou

Para a América

Leva roupa de lã

E anda lépida

Vê um filme de quando em vez

Não domina o idioma inglês

Lava chão numa casa de chá

 

Tem saído ao luar

Com um mímico

Ambiciona estudar

Canto lírico

Não dá mole pra polícia

Se puder, vai ficando por lá

Tem saudades do Ceará

Mas não muita

Uns dias, afoita,

Me liga a cobrar:

− É Iracema da América.

(HOLANDA, F. Buarque. As cidades. Rio de Janeiro: BMG, 1998.)

 

A respeito do Romantismo na literatura brasileira, assinale a afirmativa correta.

a)   Alencar utiliza-se de vocabulário erudito e castiço, argumentando literariamente em defesa da permanência da língua portuguesa tal como falada em Portugal, tema que será retomado pelos modernistas.

b)   O traço ufanista do Romantismo impede que suas obras contribuam para uma reflexão sobre o que seja o Brasil, resultando estéril seu projeto nacionalista.

c)   O tema do índio começa a ser tratado na literatura brasileira a partir do Romantismo, séc. XIX, até então somente a geografia e as riquezas naturais interessavam aos escritores que aqui produziam.

d)   O tema da terra e do regional na perspectiva socioeconômica, própria do Romantismo, é retomado pelo Romance de 30.

e)   Com a consciência possível em seu tempo, Alencar faz exaltação da natureza, sem deixar de dar indícios de que via no europeu o autor de danos à ecologia.

Questão 31)

TEXTO

“O Romantismo brasileiro dominou a maior parte da paisagem literária nacional no século 19. Apesar das influências européias, abordou uma gama variada de temas envolvendo diferentes autores que marcaram a época.”

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO se refere ao Romantismo no Brasil:

a)   saudosismo e melancolia são temas freqüentes dos poetas que fizeram parte da chamada geração perdida.

b)   o indianismo foi uma forte presença na segunda geração dos românticos que idealizavam o passado nacional.

c)   o caráter reacionário do Romantismo serviu como resistência ao movimento de Independência do Brasil colônia.

d)   o romance urbano retratava uma visão idílica e harmoniosa de uma sociedade dividida entre homens livres e escravos.

e)   a figura o índio era exaltada por meio de figuras lendárias de guerreiros e heróis que teriam sido absorvidos pela cultura nacional.

 

Texto comum às questões: 32, 33

 

O NAVIO NEGREIRO

Castro Alves

Negras mulheres, suspendendo às tetas

Magras crianças, cujas bocas pretas

Rega o sangue das mães:

Outras moças, mas nuas e espantadas,

No turbilhão de espectros arrastadas,

Em ânsia e mágoa vãs!

 

E ri-se a orquestra irônica, estridente...

E da ronda fantástica a serpente

Faz doudas espirais ...

Se o velho arqueja, se no chão resvala,

Ouvem-se gritos... o chicote estala.

E voam mais e mais...

 

Presa nos elos de uma só cadeia,

A multidão faminta cambaleia,

E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece,

Outro, que martírios embrutece,

Cantando, geme e ri!

 

No entanto o capitão manda a manobra,

E após fitando o céu que se desdobra,

Tão puro sobre o mar,

Diz do fumo entre os densos nevoeiros:

"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!

Fazei-os mais dançar!..."

 

Questão 32)  

Uma característica marcante dos poetas da última fase do Romantismo, á qual pertence Castro Alves, especialmente presente nesse poema é:

a)   o uso de versos brancos e livres

b)   o escapismo como temática e proposta

c)   a citação dos poetas barrocos e árcades

d)   o tom declamatório e engajado

e)   a exaltação da pátria somente enaltecendo as qualidades

 

Questão 33)   

No poema “O Navio Negreiro”, Castro Alves expõe a sua indignação diante da situação do negro-escravo e essa obra é uma das muitas manifestações poéticas que, ao longo da nossa Literatura – e desde o Barroco até nossos dias – tiveram um apelo centrado no(a):

a)   engajamento nas lutas classistas operárias

b)   revolta contra o colonizador português

c)   comprometimento com a problemática social

d)   indignação com o desgoverno e a impunidade

e)   irreverência diante do descomprometimento social

 

Questão 34)

TEXTO  

Leia o trecho do romance Senhora, de José de Alencar, em que Aurélia fala com Seixas, e responda.

 

– Mas o senhor não me abandonou pelo amor de Adelaide e sim por seu dote, um mesquinho dote de trinta contos! Eis o que não tinha o direito de fazer, e que jamais lhe podia perdoar! Desprezasse-me embora, mas não descesse da altura em que o havia colocado dentro de minha alma. Eu tinha um ídolo; o senhor abateu-o de seu pedestal, e atirou-o no pó. Essa degradação do homem a quem eu adorava, eis o seu crime; a sociedade não tem leis para puni-lo, mas há um remorso para ele. Não se assassina assim um coração que Deus criou para amar, incutindo-lhe a descrença e o ódio.

No trecho, observa-se uma crítica à sociedade burguesa do século XIX, no que se refere

a)   à infidelidade das esposas.

b)   à supervalorização do trabalho.

c)   às uniões por dinheiro e não por amor.

d)   ao conformismo da classe operária.

e)   à falta de ambição dos homens.

 

Questão 35)  

Leia os versos a seguir.

 

Ó minha amante, minha doce virgem,

Eu não te profanei, e dormes pura:

No sono do mistério, qual na vida,

Podes sonhar apenas na ventura.

 

Associe o movimento literário à característica literária, considerando-os em relação aos versos lidos.

 

I.    Arcadismo

II.    Romantismo

III.   Modernismo

 

a.   subjetivismo

b.   idealização da mulher

c.   bucolismo

 

A associação correta está expressa em:

 

a)   I-a.

b)   I-c.

c)   II-b.

d)   II-c.

e)   III-b.

 

GABARITO:

1.       C

2.       C

3.       E

4.       A

5.       E

6.       B

7.       C

8.       E

9.       D

10.   E

11.   E

12.   B

13.   B

14.   C

15.   D

16.   VFVVF

17.   D

18.   A

19.   B

20.   E

21.   C

22.   B

23.   FVVVV

24.   A

25.   E

26.   E

27.   C

28.   A

29.   B

30.   E

31.   C

32.   D

33.   C

34.   C

35.   C

 

 


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