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Leituras obrigatórias 2014 UFRGS MURILO RUBIÃO

Leituras obrigatórias 2014 UFRGS MURILO RUBIÃO

 

 

Análise de Contos - Murilo Rubião

Introdução

De estilo preciso, a obra de Murilo Rubião caminha por regiões em que normalmente a fantasia irrompe em meio à realidade. Os mais famosos contos do escritor foram contemplados, com destaque especial para O Pirotécnico Zacarias. Nascido em 1916, o mineiro já chegou a ter alguns de seus textos comparados aos do escritor tcheco Franz Kafka.

Resumo

O Pirotécnico Zacarias: O conto começa com o narrador- protagonista questionando sobre a morte do "pirotécnico Zacarias", que mais tarde se saberá, trata-se do próprio narrador. O narrador continua tecendo reflexões sobre sua situação de "morto-vivo" e como os antigos amigos, pessoas conhecidas, fogem dele quando o encontra nas ruas, algumas até se assustam, assim, ele não têm oportunidade de explicar o ocorrido. Mas mesmo assim, ele tenta: "em verdade morri(...). Por outro lado, também não estou morto, pois faço tudo que antes fazia e, devo dizer, com mais agrado do que anteriormente". Zacarias começa, então, narrar os fatos que colocaram-no naquela situação, quando em uma noite, voltando de uma festa, fora atropelado. A partir daí, o narrador revive momentos, como em flash-back, de sua infância, lembranças de uma professora invadem sua memória. É quando o grupo de jovens, moças e rapazes, discutem sobre o que fariam com o cadáver. Inicialmente eles discutiam em voz baixa e com medo. Contudo, passado alguns minutos, passam a falar alto e tratar o fato como algo corriqueiro. Mas a indignação do defunto-narrador aumenta com os planos que os jovens têm, para desfazer-se de seu corpo. E aí que o defunto decide dar sua opinião. "Alto lá! Também quero ser ouvido." O morto-vivo Zacarias tenta provar que mesmo morto consegue amar e sentir as coisas, ainda mais do que quando estava vivo. Reparemos no desabafo de Zacarias: "A única pessoa que poderia dar informações certas sobre o assunto sou eu, porém estou impedido de fazê-lo porque meus companheiros fogem de mim, tão logo me avistam pela frente. Quando apanhados de surpresa, ficam estarrecidos e não conseguem articular palavras. Em verdade morri".

O ex-mágico da Taberna Minhota: O personagem, protagonista e narrador do conto descreve-se como uma pessoa que percebe sua existência, já em idade madura, quando se olha no espelho de uma taberna. Ele começa, então, a fazer mágicas involuntariamente, ou seja, objetos e seres começam a aparecer retirados de seus bolsos, chapéus ou por simples movimentos de suas mãos. Por força das

circunstâncias, começa a trabalhar como mágico, mas sem empolgação. As mágicas divertiam o público, contudo seu comportamento sempre foi o de uma pessoa completamente entediada com o que ocorria à sua volta. Com o passar do tempo, o tédio cede lugar a uma crescente irritação por causa das mágicas que aconteciam o tempo todo, independente de sua vontade. Por isso, tenta se matar diversas vezes, mas, a cada tentativa, acontece alguma mágica que impossibilita o suicídio. Já desesperado, o protagonista só consegue encontrar uma "espécie" de morte quando se torna funcionário público. No final do conto, o ex-mágico chega a sentir saudades de sua antiga condição e se sente arrependido por não ter criado "todo um mundo mágico" quando podia.

Bárbara: Em resumo, o que se encontra aqui é o relato absurdo do envolvimento de um casal, formado pelo narrador e pela personagem título. A relação conjugal é pontuada por uma enorme discrepância entre os sentimentos dele em relação a ela, pois existem imensas diferenças entre o que cada um sente pelo outro. O narrador passa o tempo todo demonstrando o seu amor por Bárbara, e ela raramente faz um gesto de afeto que corresponda aos anseios dele. Contudo, o mais inusitado do conto está em Bárbara nunca parar de engordar, até atingir dimensões gigantescas. E isso se faz acompanhar sempre de sua constante insatisfação, manifestada em seus incontáveis e esdrúxulos pedidos, sempre atendidos pelo marido, que se desdobra em mil para satisfazer os anseios da esposa. A frase que abre o conto é: "Bárbara gostava somente de pedir. Pedia e engordava". Um momento importante da narrativa é o que mostra a gravidez e a maternidade de Bárbara, e isso por dois motivos. O primeiro deles tem a ver com ela revelar uma total indiferença pelo filho; a maternidade não a completa em nada. E o segundo é a representação do bebê como uma criança raquítica (pesava apenas um quilo), e que, com o passar do tempo, não cresce, permanecendo sempre mirrada – o oposto da mãe.

O homem do boné cinzento: A figura principal do conto, Anatólio, lembra, às avessas, a personagem Bárbara. O homem emagrece até se transformar em uma minúscula bola negra. A gordura e a magreza são elementos do grotesco presente em toda a obra de Rubião.

Flor de Vidro: O núcleo narrativo do conto é montado em torno de um estado traumatizante de consciência do protagonista. O título "A flor de vidro" está ligado a um estado traumático, ou um estado de terror ou até de visão, que domina e toma conta de Eronides. Em seu núcleo principal, o conto apresenta um caráter dramático profundo escondido na psiquê de Eronides. Esse conflito da "Flor de vidro" e do terror que guarda apenas para si como "reminiscência amarga", assustava a própria namorada Marialice, terminando por estabelecer, entre os dois, uma tensão por falta de uma explicação conveniente. Como consequência, nota-se que o amor entre Eronides e Marialice "se nutria da luta e do desespero". Aparentemente, o conto de

Murilo Rubião, tem uma trama normal e linear, mas, em uma análise mais profunda, ela se mostra profunda e labiríntica. Há um personagem que, embora ame e tenha saudades e dê passeios, mostra uma psiquê estranha, sendo enigmático em seu comportamento e em sua linguagem. O narrador-observador narra, mas não explicita todo o foco de visão. Ou seja, o foco narrativo ou ponto de vista é problemático, da mesma forma que é problemático o protagonista, o que termina por criar um núcleo dramático também na narrativa. Toda a tensão dramática fica por conta da enigmática flor de vidro e no dramático epílogo da cegueira de Eronides, que acontece após a praga de Marialice.

O Convidado: A intriga gira em torno do percurso da personagem central Alferes. Preocupado em chegar a uma misteriosa festa de fantasia para a qual é convidado, ele não consegue mais se desvencilhar dela, nem achar o seu caminho de volta. A festa apresenta-se como uma verdadeira encenação, onde um grupo social espera por alguém que, além de não se saber quem é, também não aparece. O conto apresenta epígrafes do livro Apocalipse e tem temas como zoomorfismo, metamorfose, policromia e magia.

O Edifício: João Gaspar é o engenheiro em início de carreira de O Edifício, recém-contratado para comandar a obra do "maior arranha-céu de que se tem notícia". Ele também deveria manter a harmonia entre os operários e a satisfação salarial dos mesmos, inclusive para evitar a lenda do octingentésimo andar. Uma previsão é de que a essa altura aconteceria uma grande confusão entre os obreiros. A missão de erguer o prédio se torna tão forte que os operários continuam mesmo quando João Gaspar ordena o contrário, pois dizem seguir ordens superiores. A epígrafe bíblica que introduz O Edifício é: "Chegará o dia em que os teus pardieiros se transformarão em edifícios; naquele dia ficarás fora da lei. (Miqueias, VII, 11)".

Teleco, o coelhinho: Este conto narra a história de um coelho que pode se transformar em diversos animais. O narrador, colecionador de selos, conheceu Teleco na praia, levando-o para sua própria casa. A partir daí, tornam-se grandes amigos. Teleco se transforma em vários bichos pelo simples desejo de agradar ao próximo. Certo dia, Teleco traz para casa uma mulher muito bonita, chamada Teresa, e afirma ser um homem chamado Antônio Barbosa. O narrador se apaixona por Teresa e a pede em casamento, mas ela recusa. O narrador expulsa o companheiro de casa e Teresa, indignada, diz que fará de Barbosa um homem importante. Ele se torna mágico, fazendo muito sucesso na cidade. Uma noite, quando o narrador está distraído a colar selos, vem por janela adentro um cachorro. Era Teleco. Perguntando por Teresa, Teleco dá respostas confusas, transformando-se incontrolavelmente em vários animais. Cansado por vigiar Teleco vários dias, o narrador adormece. Quando acorda, percebe que Teleco transformara-se numa criança encardida, sem dentes. Está morta em seus braços.

Ofélia, meu cachimbo e o mar: O conto é apresentado como uma conversa entre o protagonista e uma silenciosa Ofélia. O aparente desinteresse da parceira pela fala do protagonista é reforçado pelo tom de devaneio do que ele diz. Em alguns momentos

parece que estamos menos diante de uma conversa, e mais diante de um monólogo, como se ele estivesse apenas "pensando alto". Em meio a estes devaneios, descobrimos que o protagonista tem uma relação visceral com o mar – relação, por vezes, grotesca ou ridícula. Seu pai morreu engasgado com uma espinha de peixe, sua esposa tinha "cara de tainha e odor de lagostas". Seu bisavô foi capitão de navio negreiro. De repente, Ofélia late. E ficamos sabendo que a interlocutora do conto era uma cadela.

Contos de Murilo Rubião: Uma característica peculiar à obra de Murilo Rubião é o uso das epígrafes bíblicas colocadas no início de cada livro e de cada conto. Elas apontam, de maneira simbólica, a temática a ser abordada. Isso não quer dizer que os contos tenham conteúdo cristão. O uso dessas técnicas e temas fantásticos funciona não só como recurso para prender o leitor numa leitura prazerosa e de distração. Mais do que isso, assume uma função crítica. Isto é, o fato sobrenatural e fantástico é um recurso da imaginação para remeter-nos aos conflitos de nossa própria existência. É assim que Murilo Rubião desvenda em seus contos os grandes dramas da natureza humana. Os personagens da narrativa muriliana apresentam uma visão de que viver neste mundo é uma experiência sem solução. Não há salvação ou final feliz nos contos de Rubião. Seus personagens são solitários e caracterizam-se por eternas buscas e contínuos desencontros. As mulheres em sua narrativa não respondem aos desejos dos amantes.

Fontes:

https://www.fractalonline.com.br/tarefas/t01_09060.pdf

https://www.mondoweb.com.br/murilorubiao/teste05/criticas.aspx/criticas.aspx?id=14

https://historiadoraprendiz.blogspot.com.br/2010/06/ofelia-meu-cachimbo-e-o-mar-um-conto-de.html

Obs.:

 

Para a elaboração do material desse documento, foram utilizadas também contribuições de outras fontes de pesquisa.

 


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